Topo

Fla arranca empate com gols de Pedro e se livra de derrota para Portuguesa

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/04/2021 22h56

Já classificado para a semifinal do Carioca, o Flamengo passou sufoco mas empatou hoje (17) por 2 a 2 contra a Portuguesa, no Luso-Brasileiro. Mauro Silva e Romarinho abriram o placar para os donos da casa, mas Pedro marcou duas vezes para deixar tudo igual.

O duelo teve um "vitorioso" em cada uma das metades da partida, já que a Lusa foi a dona do primeiro tempo, mas viu o rival vir com tudo para diminuir o prejuízo na metade final. O resultado manteve o rival Vasco ainda vivo na briga pela semifinal. Com 13 pontos, os vascaínos precisam vencer o Boavista para seguir sonhando.

Com a vaga no Estadual já carimbada, o Fla se prepara para iniciar a Libertadores. Na terça (20), o Rubro-negro pega o Vélez Sarsfield, às 21h30, no José Amalfitani.

Pedro deixa sua marca

De volta após se recuperar de lesão na coxa, o atacante Pedro naufragou com o restante do time na etapa inicial. Como o Rubro-negro pouco tramou jogadas e foi um time sem jogadas de lado, o camisa 21 foi figura nula e pouco produziu. Nos 45 minutos finais, o artilheiro precisou de duas bolas para deixar a sua marca e empatar o jogo, tirando a equipe de Rogério Ceni do sufoco.

Pepê não funciona

Escalado para municiar os homens de frente, Pepê não acertou nada e teve noite para ser apagada. O meia errou passes bobos, tentou jogadas improdutivas e abusou das escolhas erradas. Já com o jogo empatado, ele foi substituído pelo jovem Max.

Flamengo cresce após início ruim

Com uma atuação abaixo da crítica, o Flamengo foi completamente envolvido pela Portuguesa na etapa inicial. Sem criação e totalmente anulado pelo rival, o Fla foi presa muito fácil para os donos da casa, que se aproveitaram de uma noite de atuações individuais ruins e um jogo coletivo ineficiente para vencer. Em busca do resultado, o Fla voltou do intervalo mais ligado, adiantou a sua marcação e deixou o adversário em uma posição desconfortável.

Portuguesa começa bem, mas não segura

Muito organizada e disposta a atacar o Flamengo, a Portuguesa não abdicou em momento algum do desejo de vencer. Com bom jogo de aproximação e uma equipe disciplinada taticamente, o time deu poucos espaços e foi soberana, especialmente nos primeiros 45 minutos. Após o rival aumentar a pressão e partir com tudo para o ataque, a Lusa sentiu o sufoco e não conseguiu segurar o Rubro-negro. Além da subida do adversário, a equipe perdeu rendimento físico e cansou.

Rodrigo Caio só 45 minutos

Suspenso do jogo contra o Vélez, o zagueiro Rodrigo Caio foi o único titular a iniciar o jogo. O jogador, que ainda busca sua melhor forma, sentiu o campo pesado e jogou apenas o primeiro tempo. Ele foi substituído por Bruno Viana, que formou dupla com Gustavo Henrique.

Cronologia

Aos 12 do primeiro tempo, Mauro Silva acertou uma bomba e abriu o placar. Aos 27, Romarinho aproveitou sobra e concluiu para ampliar. Aos 10 do segundo tempo, Pedro deu um leve toque para diminuir. Aos 17, Pedro deixou tudo igual.

De volta

Estádio muito usado pelo Fla em 2017, o Luso-Brasileiro voltou a receber uma partida do time, algo que não ocorria desde janeiro de 2018. Na época, o clube bancou uma reforma no local, que ficou conhecido como "Ilha do Urubu".

Parceria

O Flamengo incrementou sua parceria digital com a construtora Vivaz. Além dos posts nas redes sociais, as partes lançaram um site para divulgar as ações e benefícios para o torcedor.

FICHA TÉCNICA:

PORTUGUESA x FLAMENGO

Competição: Campeonato Carioca, décima rodada
Data: 17 de abril de 2021, sábado
Horário: 21h05 (de Brasília)
Local: Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Fabiana Nóbrega Pitta
Gols: Mauro Silva, aos 12 minutos do primeiro tempo; Romarinho, aos 27 minutos do primeiro tempo; Pedro, aos 10 minutos do segundo tempo; Pedro, aos 17 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luiz Gustavo, Emerson Carioca, Pedro, Negueti (POR); Gustavo Henrique, João Gomes (FLA)
Cartões vermelhos: -

PORTUGUESA: Negueti; Watson (Sidney), Muniz, Pedro, Guerra, Luiz Gustavo (Muniz); Wellinton Cezar, Romarinho, Mauro Silva e Cafú (Pernão); Chay e Emerson Carioca (Douglas Eskilo). Técnico: Felipe Surian

FLAMENGO: Hugo; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio (Bruno Viana) e Renê; João Gomes (Thiaguinho), Hugo Moura, Pepê (Max) e Vitinho (Mateus Lima); Michael e Pedro (Rodrigo Muniz). Técnico: Rogério Ceni