Topo

Paulista - 2021

Mauro Cezar: Maratona pesada de jogos dos times paulistas deve custar caro

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em Santos (SP)

17/04/2021 04h00

O clássico de ontem (16) entre Palmeiras e São Paulo foi mais um da maratona pela qual os times grandes paulistas tem passado — e ainda passarão. Para Mauro Cezar, que abordou o tema no "Fala, Maurão" desta semana, a sequência intensa de partidas 'deve custar caro aos clubes'.

"Por uma razão muito simples: o desgaste de um elenco de futebol é acumulativo. Outros adversários que vão cruzar o caminho do São Paulo, por exemplo, na Libertadores, na Copa do Brasil e no Brasileirão, provavelmente não estarão tão desgastados porque não terão enfrentado uma maratona tão pesada", opina o colunista do UOL Esporte.

Mauro Cezar analisa como os times podem superar essas dificuldades e ressalta a importância do trabalho dos técnicos — e dirigentes — para minimizar os prejuízos dessa maratona.

"Como driblar esse problema? É o grande desafio para todos os treinadores e comissões dos times que disputam o Paulistão e estão envolvidos nessa sequência de jogos muito pesada a essa altura da temporada. Revezando jogadores, colocando reservas, tentando ao máximo minimizar o desgaste. Acho que não tem outro caminho", diz.

"Isso lá na frente pode custar caro. É um cobertor curtíssimo, mas acho que, em algum momento, vale a pena fazer escolhas. 'Vou devagar aqui porque estou olhando lá na frente'. Aí é muito importante ter o respaldo dos dirigentes para que os técnicos possam fazer essa seleção e, aí sim, buscar a opção correta pensando no longo prazo", completa.