Topo

Gaúcho - 2021

Pouco inspirado, Grêmio empata com Caxias em primeiro jogo sem Renato

Jean Pyerre domina a bola em partida entre Grêmio e Caxias - GEREMIAS ORLANDI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jean Pyerre domina a bola em partida entre Grêmio e Caxias Imagem: GEREMIAS ORLANDI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2021 21h51

Sobraram faltas, faltou futebol. Hoje (16), Caxias e Grêmio empataram em 0 a 0 em duelo atrasado da primeira rodada do Gauchão. Pouco inspirados, nenhum dos dois mereceu vencer. Foi o primeiro jogo do Tricolor após a saída de Renato Gaúcho.

O resultado deixou o time azul, branco e preto como vice-líder da competição, com 18 pontos, dois pontos atrás do Inter —o rival, porém, tem um jogo a mais. Já o Caxias tem 15 e ocupa o quarto lugar.

O Grêmio volta a campo no domingo, para encarar o Novo Hamburgo, às 20h (de Brasília). Já o Caxias pega o Ypiranga na próxima terça-feira, também às 20h (de Brasília).

Foi bem: Pitol defende quando exigido

Quando foi exigido, Marcelo Pitol fez sua parte. Em duas chances do Grêmio, o goleiro fez boas defesas.

Foi mal: Elias perde chance sem goleiro

O atacante Elias, do Grêmio, perdeu a principal chance do jogo. Aos 34 do segundo tempo, sem goleiro após cruzamento, colocou para o lado e desperdiçou o gol.

Rafinha estreia como capitão

O experiente lateral Rafinha jogou seus primeiros minutos pelo Grêmio. E logo de cara, foi capitão do time. Com a bola rolando, se mostrou boa opção ofensiva e faz cruzamentos interessantes, que acabaram desperdiçados por companheiros de time. Defensivamente foi pouco exigido, já que o Caxias quase não atacou.

O jogo do Caxias: Defesa fechada e espaço ocupado

O Caxias mostrou as características que lhe acompanham ao longo do tempo. É um time que joga fechado e busca o contra-ataque em velocidade. E a "retranca" esteve presente desde o primeiro minuto. Com 11 jogadores atrás da linha do meio, a equipe de Rafael Lacerda queria reaver posse e sair em velocidade. Conseguiu poucas vezes, mas se defendeu com muita efetividade.

O jogo do Grêmio: Muita posse e pouca criatividade

Contra um rival muito bem fechado, o Grêmio conseguiu criar pouco. Sem inspiração, a equipe do interino Tiago Gomes teve muita posse de bola, mas acabou suas jogadas repetidamente pelos lados. Teve alguns cruzamentos, muitos passes, mas foi perigosa poucas vezes. No fim do jogo, Elias perdeu chance clara, sem goleiro. O primeiro jogo sem Renato Gaúcho mostrou que há um caminho longo pela frente para recuperar o melhor futebol do time. O próximo passo é a definição de um substituo, com outro Tiago, Nunes, sendo o favorito de momento.

Juiz se ajoelha em homenagem à mãe

Durante o minuto de silêncio em respeito às vítimas da covid-19, o árbitro Anderson Farias se ajoelhou no gramado. A razão do ato foi homenagear a mãe, que morreu há uma semana vítima do novo coronavírus.

FICHA TÉCNICA
CAXIAS 0 X 0 GRÊMIO

Data: 16/04/2021 (Sexta-feira)
Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Anderson da Silva Farias
Auxiliares: Mauricio Coelho Silva Penna e Artur Avelino Birk Preissler
Cartões amarelos: John Cley, Tontini, Eduardo Diniz (CAX); Ruan (GRE)

Caxias
Marcelo Pitol; Eduardo Diniz, Henrique, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Felipe Tontini (Marlon) e John Lennon; Mazola (Milla), Jhon Cley (Diogo Oliveira) e Giovane Gomez (Gleydson).
Técnico: Rafael Lacerda

Grêmio
Brenno; Rafinha, Ruan, Paulo Miranda e Felipe;Thiago Santos (Lucas Silva), Darlan, Ferreira, Jean Pyerre e Pepê (Léo Chú); Ricardinho (Elias).
Técnico: Tiago Gomes