Topo

Liga Europa: Arsenal goleia o Slavia e enfrentará o Villarreal na semi

Arsenal vence o Slavia Praga nas quartas de final da Liga Europa - Rui Vieira / POOL / AFP
Arsenal vence o Slavia Praga nas quartas de final da Liga Europa Imagem: Rui Vieira / POOL / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2021 17h50

O Arsenal está na semifinal da Liga Europa. O clube inglês venceu o Slavia Praga hoje por 4 a 0 na Eden Arena, na República Tcheca. Com gols de Pepe, Saka e Lacazette, o time comandado por Mikel Arteta quebrou a invencibilidade do time adversário, que estava a 23 jogos sem perder. O placar agregado ficou em 5 a 1 para os ingleses.

Com um primeiro tempo avassalador, os Gunners abriram o placar logo cedo, mas tiveram o gol impedido. Depois disso, impuseram o ritmo do jogo e em um intervalo de seis minutos marcaram três vezes, conseguindo o resultado ideal para garantir a vaga na próxima fase da competição.

Com o resultado, fica definida a semifinal entre Arsenal e Villarreal, que venceu por 2 a 1 o Dínamo Zagreb no jogo de volta, ficando com o placar agregado de 3 a 1 para os espanhóis, devido ao resultado de 1 a 0 no jogo de ida.

Primeiro Tempo:

A partida começou com ambas as equipes conquistando espaço. Cientes do resultado de 1 a 1 do jogo de ida, os adversários não se expuseram tanto. Porém, aos 14 minutos de jogo, em uma jogada individual de Saka, que terminou com um chute na trave, Smith Rowe aproveitou a sobra e marcou, porém, o lance foi revisado pelo VAR, que encontrou o meio-campista em uma posição irregular, dando o impedimento do camisa 32 no momento do gol.

Depois do lance em questão, os clubes saíram para o jogo. O time inglês aproveitou do bom momento e no lance seguinte, aos 17 minutos, Pepe abriu o placar oficialmente. Dois minutos depois, os Gunners não diminuíram a intensidade, em uma chegada perigosa, Saka foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti, que foi convertido por Lacazette.

Com 23 minutos, o jogo tomou o rumo perfeito para os ingleses. Em mais uma jogada individual de Saka, o goleiro do Slavia sequer saiu do lugar e viu mais uma vez a rede balançar.

Após conquistar um resultado mais do que positivo no começo da primeira etapa, o Arsenal tirou um pouco a intensidade do jogo e abriu espaço para o time tcheco, que tentou de diversas formas furar a defesa do time inglês, que passou a jogar com base no contra-ataque até o final da primeira etapa.

Segundo Tempo:

O Arsenal voltou para a segunda etapa com o mesmo time do primeiro tempo, já o Slavia fez quatro trocas, entraram Oscar Dorley, Ondrej Lingr, Masopust e Visinsky. Deixaram a partida, Boril, Stanciu, Hromada e Bah. As alterações foram uma das principais tentativas de Jindřich Trpišovský reverter o placar que foi escrito nos 45 iniciais.

O jogo beirou os 15 minutos do segundo tempo com o Slavia com maior posse de bola e mais tentativas, porém, com um resultado bem positivo ao seu favor, o Arsenal seguiu trabalhando bem seu setor defensivo e apresentado risco aos adversários com lances de contra-ataque pelas laterais com Saka e Pepe. Além deles, Lacazette também levou perigo para as traves de Kolár.

Com 20 minutos de jogo, Arteta fez sua primeira troca e tirou Smith Rowe e colocou Elneny, para fortalecer a marcação no meio de campo e segurar ainda mais o resultado de 3 a 0 conquistado na primeira etapa. Pouco depois, pensando em mais poder ofensivo, o Slavia trocou Kuchta e Tecl.

Aos 31 minutos, Lacazette decretou a classificação do Arsenal após um passe de Pepe. Após receber dentro da área, o atacante francês não perdoou e marcou mais uma vez. Depois do quarto gol, Mikel fez uma sequência de mudanças para os 20 minutos finais de jogo, o que não surtiu tanto efeito para ambas as partes.

Próximos compromissos:

O Slavia Praga volta aos gramados neste domingo, 18, contra o Slovan Liberec. Depois disso, o próximo compromisso é contra o Zlín, na quarta-feira, 21. Ambos os jogos são válidos pelo Campeonato Tcheco, o qual ostenta a liderança.

Já o Arsenal terá dois compromissos pelo Campeonato Inglês. O primeiro deles será no domingo, 18, contra o Fulham e o outro contra o Everton, na sexta-feira, 23. Os dois jogos terão o mando dos Gunners.