Topo

Mistério sobre futuro de Neymar e Mbappé ronda PSG após êxito contra Bayern

Neymar disputa bola com Davies, do Bayern, durante jogo da Liga dos Campeões - CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS
Neymar disputa bola com Davies, do Bayern, durante jogo da Liga dos Campeões Imagem: CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (FRA)

14/04/2021 04h00

Em meio aos festejos pela classificação do Paris Saint-Germain às semifinais da Liga dos Campeões, ontem (13), o presidente do clube, Nasser Al-Khelaifi, pressionou a dupla Neymar e Mbappé a definir o futuro. Arrastando as conversas sobre renovação, sem posicionamentos assertivos, as duas estrelas acabaram reforçando o ar de mistério após o êxito diante do Bayern de Munique.

Neymar e Mbappé têm contrato com o PSG até julho de 2022, e é incomum no mercado, jogadores tão valorizados se aproximarem de somente mais um ano de vínculo com algum clube. Por isso, à medida que o tempo passa, o desespero no clube francês torna-se mais palpável.

Nasser deu entrevista à televisão francesa RMC Sports logo após o PSG eliminar o Bayern de Munique (derrota por 1 a 0 em casa, mas triunfo no confronto com os alemães após vitória por 3 a 2 no primeiro jogo). O mandatário tentou não deixar a torcida parisiense apreensiva ao falar sobre a permanência da dupla.

"Neymar e Kylian [Mbappé] não têm desculpas para sair. Temos realmente tudo para vencer todos os torneios. Somos uma grande equipe hoje. Temos respeito pelos outros, mas estamos com eles", disse o presidente do PSG na terça, após a classificação.

Pouco antes, quando perguntado sobre a renovação, Neymar também não quis se aprofundar: "Isso nem é mais assunto. É óbvio que me sinto mais feliz, mais à vontade aqui no Paris Saint-Germain", disse o brasileiro, em poucas palavras.

Demora joga poder nas mãos dos craques

No entorno do craque, a informação é de que o acerto com o PSG está próximo. O problema é que já passaram quase dois meses desde que a renovação passou a ser tratada como assegurada, segundo fontes, restando apenas alguns detalhes para a assinatura do vínculo.

Já com Mbappé, a situação do PSG é ainda mais delicada. O clube não consegue demover o francês da ideia de transferência para o Real Madrid. Uma conversa definitiva deve acontecer somente no fim da temporada, após o desfecho da Liga dos Campeões.

No ambiente do PSG, segurar Neymar e Mbappé soa como obrigação. Só que a ideia dos dirigentes do clube é a de firmar um acordo antes do fim da temporada. O temor é que os jogadores usem um possível título da Liga dos Campeões como um facilitador para uma conversa sobre a saída, algo como uma despedida com missão cumprida.

Diferentemente de Nasser, o diretor de futebol do PSG, o brasileiro Leonardo, já tentou se posicionar recentemente de forma mais tranquilizadora aos torcedores do clube.

"Falta muito pouco, e eu espero que nos próximos dias a gente já possa dar boas notícias aos fãs do PSG", disse Leonardo quando perguntado sobre as negociações com Neymar e Mbappé, em declaração à imprensa francesa na semana passada.