Topo

Ex-dirigente do Cruzeiro, Renê Salviano cria empresa de marketing esportivo

Renê Salviano, ex-dirigente do Cruzeiro, cria empresa de marketing esportivo - Divulgação
Renê Salviano, ex-dirigente do Cruzeiro, cria empresa de marketing esportivo Imagem: Divulgação

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

14/04/2021 10h33

Acompanhar a demanda do mercado e inovar. Esse foi o objetivo de Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e em grandes negócios, para fundar sua própria empresa, a HeatMap. O maior objetivo é ser a conexão entre as empresas e agências publicitárias com a indústria do esporte e entretenimento.

Até janeiro de 2021, Renê comandou as diretorias de marketing, comercial, projetos incentivados, internacional e novos negócios do Cruzeiro. Em três anos prestando serviços ao clube, foram batidos dois recordes de arrecadação em patrocínios, mesmo com rebaixamento da Raposa à Série B do Brasileiro e com a pandemia que deixou o país em crise. Além de projetos especiais para conectar marcas aos objetivos de patrocínio otimizando a conversão de negócios, foram criados projetos inovadores como um aplicativo de mobilidade urbana, um banco digital, uma telefonia celular e até mesmo uma usina de energia fotovoltaica, projetos que mudaram completamente o conceito de licenciamento no país.

Renê, observando e estudando o mercado desportivo por todos estes anos percebeu que poderia prestar seus serviços para diversos clubes de futebol, e-sports, basquete entre outras modalidades, assim como prestar uma consultoria especializada para marcas patrocinadoras e agências publicitárias de todo o país.

"Há dez anos eu já havia vendido um naming rights do Campeonato Mineiro para a Chevrolet, além de ter contribuído em captações de patrocínios para a transmissão da Copa América e na produção da Copa das Confederações e Copa do Mundo. São anos e anos de suor que resultam em muita experiência para saber exatamente a força, o poder de conversão e o quanto vale realmente cada patrocínio. Foram tempos testando diversos tipos de produtos, o que traz experiência e agrega em qualquer frente que iremos atuar nesta nova empresa", disse Renê.

Com atuação de 20 anos em grandes empresas do país, formado em administração de empresas e com diversos cursos de Marketing, Negócios e Gestão, Renê tem uma larga experiência no mercado esportivo e publicitário. Estudioso e atualizado, o especialista em captação de patrocínios foi Agente FIFA e tem em seu currículo vasto conhecimento em Gestão do Futebol e Esportiva, Gestão Estratégica no Esporte, Direito Desportivo e Estratégia de Patrocínio. Assim, com propriedade, Renê sabe os serviços são essenciais para os clientes que estão com foco de profissionalização e crescimento da marca.

"Seremos uma consultoria dos nossos clientes e teremos o maior portfólio de serviços prestados do país, atendendo de uma forma 360 graus qualquer demanda de conexão com o universo do esporte e entretenimento". O especialista listou seu leque de serviços:

• Gestão de patrocínios para as empresas patrocinadoras;
• Comercialização de patrocínios de uniformes, placas de campo e backdrop de diversas entidades desportivas;
• Criação e venda de web séries customizadas e mídias sociais das entidades esportivas;
• Venda de ações de hospitalidade e ativações exclusivas em CTs e estádios;
• Criação e gestão de campeonatos corporativos;
• Agenciamento e palestras de atletas e ícones do esporte;
• Ativações com inteligência artificial e projetos especiais;
• Licenciamento de produtos exclusivos;
• Representação dos maiores aplicativos mundiais para conexão com fãs do esporte;
• Captação de patrocínios e projetos especiais em eSports;
• Criação e comercialização de cursos EAD no esporte;
• Captação de leis de incentivo para entidades desportivas;
• Projetos "tailor made" exclusivos para qualquer tipo de demanda dos patrocinadores.

"Se a demanda do cliente requer algo altamente customizado, os projetos 'tailor made' darão um toque de exclusividade que vai de encontro ao que o nosso cliente deseja, como foi o cronômetro de contagem regressiva que criei para a Copa do Mundo em 2014 e comercializei com a Coca-Cola. No mercado esportivo não há limites, faremos o impossível pelo nosso cliente", contou.

Mineiro e de infância muito humilde, perdendo seu pai com apenas 4 anos, Renê foi obrigado a começar a trabalhar para ajudar em casa. Foi para as ruas vender balas, picolés, cartões de Natal, ser artista de rua, engraxate, e, em paralelo, se dedicava bravamente aos estudos em escolas estaduais e municipal, em Contagem/MG. As dificuldades e ensinamentos desde cedo lhe fizeram ser persistente e dedicado em tudo que faz. Quando conseguiu entrar no mercado esportivo, há 20 anos, fez diversos testes em todas as áreas que atuou, acertando e errando até ter êxito. Atualmente, na HeatMap, ajuda marcas a gastarem menos e terem mais assertividade.

"É como se o mapa de calor (HeatMap, em inglês) estivesse ocupando todo o campo, estaremos em todo lugar. No futebol, no basquete, no eSports. Nas ativações, eventos, patrocínios e no conteúdo. No analógico e no digital. Não existe nada parecido no país, jogaremos em todas as posições e onde o nosso cliente precisar", finalizou.