Topo

Algoz do Grêmio foi xodó de Ramírez no Independiente del Valle

Argentino Ortiz foi o responsável pela queda do Grêmio - Divulgação / Independiente Del Valle
Argentino Ortiz foi o responsável pela queda do Grêmio Imagem: Divulgação / Independiente Del Valle

Do UOL, em São Paulo

14/04/2021 21h40

Autor dos dois gols do Independiente del Valle na vitória que eliminou o Grêmio da Copa Libertadores da América, hoje (14), em Porto Alegre (RS), Christian Ortiz foi uma aposta do técnico Miguel Angel Ramírez, atual comandante do Internacional. Ele chegou ao clube equatoriano em fevereiro de 2020, mas só começou a brilhar no fim do ano passado.

Aos 28 anos de idade, o atacante foi contratado do Sporting Cristal, do Peru, e demorou para emplacar. Para Miguel Angel Ramírez, era preciso um pouco de cuidado e até "carinho" com o jogador argentino. E assim foi na reta final da temporada 2020.

"Ele é o nosso jogador que mais desequilibra. Pode jogar como ponta, pelo meio, como meia aberto, e rende bem em tudo. Ele somou a seu talento uma boa preparação física e muito sacrifício e comprometimento no momento de defender", elogiou o técnico espanhol, ao testemunhar a ascensão do argentino pelo Del Valle.

Christian Ortiz marcou dois gols pela Libertadores e mais sete pelo Campeonato Equatoriano. Conseguiu levar seu time à fase preliminar da Libertadores por ter ficado em terceiro lugar no Nacional. Na primeira eliminatória, eliminou o Union Española, do Chile, antes dos dois triunfos sobre o Grêmio.

Se na primeira partida, realizada em Assunção, foi o grande nome ao fazer os dois gols do Del Valle em Assunção (Paraguai) na vitória por 2 a 1, Ortiz se destacou na Arena do Grêmio em uma nova virada. No fim do primeiro tempo, acertou uma bela cobrança de falta. E na etapa final, se infiltrou pelo meio da defesa gaúcha para fuzilar o goleiro Brenno.

Revelado nas categorias de base do Newell's Old Boys, passou pelo Racing-URU, pelo Independiente e pelo Huracán antes de se aventurar no futebol peruano. Universidad San Martín e Sporting Cristal foram suas primeiras equipes no exterior até que foi contratado pelo Independiente del Valle.