Topo

Torcedores reclamam de "17" em uniforme do CSA; clube nega cunho político

Novo uniforme foi lançado pelo CSA nesta semana - Divulgação/CSA
Novo uniforme foi lançado pelo CSA nesta semana Imagem: Divulgação/CSA

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/04/2021 15h48

O CSA revelou para seus sócios adimplentes na noite de ontem (12) o seu novo uniforme para a temporada. Chamado de "Manto17", o modelo faz alusão ao título do Campeonato Brasileiro da Série C conquistado pelo time alagoano em 2017. Mas muitos torcedores não gostaram da novidade e pediram ao clube uma versão sem a numeração nas costas porque a associaram ao número de urna do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição de 2018, quando ele concorreu pelo PSL.

Em nota enviada à reportagem do UOL Esporte, Ricardo Lima, executivo comercial do CSA afirmou que o número 17 faz alusão à conquista da Série C e que não há conotação política no uniforme (veja a íntegra abaixo).

O uniforme, disponível nas cores preta e dourada, foi anunciado nas redes sociais do clube há seis dias, ainda sem muitos detalhes, apenas com o nome "Manto17" e um convite para que mais torcedores aderissem ao programa de sócio-torcedor. Nos comentários, torcedores mostraram insatisfação com a medida, questionando o motivo de se colocar 17 e não 2017. O clube respondeu um dia depois.

"Somos um clube democrático. Nós escutamos a nossa torcida. Somos apaixonados pelas cores do CSA independente de qualquer coisa e aqui quem manda é a nossa torcida. Com 17 ou sem 17 o que importa é estarmos juntos em busca de nossos objetivos", disse a publicação.

Desde então, o clube fez mais três publicações falando sobre o uniforme, ainda sob críticas de torcedores. O CSA anunciou ontem (12) que 132 sócios adquiriram o uniforme.

Rafael Tenório é apoiador de Bolsonaro

Presidente executivo do CSA e suplente a uma cadeira no Senado pelo MDB em Alagoas, Rafael Tenório é apoiador de Jair Bolsonaro. O presidente não faz mais parte do PSL, partido pelo qual se elegeu com o número 17.

Em 2020, Tenório posou ao lado de Bolsonaro com uma máscara de apoio ao presidente. O dirigente fez parte de uma comitiva de cartolas da Série B que foi a Brasília para debater a MP do Mandante.

Rafael Tenório e o presidente Jair Bolsonaro - Divulgação/Instagram Rafael Tenório - Divulgação/Instagram Rafael Tenório
Rafael Tenório e o presidente Jair Bolsonaro
Imagem: Divulgação/Instagram Rafael Tenório

O UOL entrou em contato com o presidente Rafael Tenório, mas o cartola não atendeu aos telefonemas.

Veja a nota enviada pelo executivo comercial do clube

O Manto17 é uma homenagem ao título brasileiro conquistado pelo Centro Sportivo Alagoano em 2017.

O número "17" se refere ao ano da conquista e não podemos dar uma conotação política para essa camisa que faz uma homenagem a um grande momento do clube, sendo o único clube de Alagoas com um título de campeão nacional.