Topo

De virada e com golaço no fim, Ferroviária bate o Corinthians em Araraquara

Luan, do Corinthians, durante a partida contra a Ferroviária, pelo Paulistão - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Luan, do Corinthians, durante a partida contra a Ferroviária, pelo Paulistão Imagem: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

13/04/2021 22h05

A Ferroviária conseguiu uma importante vitória na noite de hoje (13). Em casa, na Arena Fonte Luminosa, a equipe do interior recebeu o Corinthians e venceu por 2 a 1, com um golaço de falta do zagueiro Xandão nos minutos finais do segundo tempo. O Timão, escalado com uma formação repleta de reservas, saiu na frente do marcador, mas caiu de rendimento na etapa final, sofreu a virada e viu encerrada sua sequência invicta de dez jogos.

O Corinthians começou melhor a partida, foi ligeiramente superior no primeiro tempo, e contou com a ação do VAR em dois lances para ir ao intervalo com a vantagem no marcador. Contudo, na etapa final, com uma falha de Xavier e a decisão de Adson em sair da barreira, sofreu uma virada improvável e saiu de campo derrotado.

Situação na tabela

Com a vitória na partida, válida pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, a Ferroviária chegou aos dez pontos e se firmou na vice-liderança do Grupo B, que tem o São Paulo na ponta, com 13. Já o Corinthians, apesar do revés em Araraquara, se mantém na primeira posição do Grupo A, com 14 pontos, e sem qualquer ameaça em sua chave.

Luan melhor em campo


Depois de avisar publicamente que gostaria de ganhar mais oportunidades como titular do Corinthians, o meia Luan teve seu pedido atendido pelo técnico Vagner Mancini e não decepcionou. O camisa 7 do Timão foi peça-chave no sistema ofensivo, trabalhando na criação das jogadas e também aparecendo para finalizar de dentro e também de fora da área. O jogador teve sua atuação coroada com a assistência para Camacho.

Uma boa chance para cada lado

O primeiro tempo foi disputado, com ligeira vantagem para o Corinthians —que foi para o intervalo com 58% de posse de bola e uma finalização a mais do que a Ferroviária (13 contra 12). A melhor chance do Timão foi após uma jogada entre Luan e João Victor, que resultou em finalização de Otero no travessão. O time do interior também teve uma chance claríssima, com Everton ficando cara a cara com Cássio, mas o goleiro do Timão fez grande defesa.

VAR em ação e gol anulado da Ferroviária

O time da casa foi quem abriu o placar na Fonte Luminosa. Em jogada de escanteio, o meia-atacante Everton pegou o rebote da zaga do Corinthians, dominou a bola e chutou rasteiro para marcar o gol da Ferroviária. O VAR foi acionado, já que o zagueiro Xandão, em posição de impedimento, estava na trajetória da bola. O árbitro consultou o vídeo e interpretou que o defensor —mesmo não tendo tocado na bola— interferiu na jogada.

VAR em ação (de novo) e gol do Corinthians

Poucos minutos depois, foi a vez de o Corinthians marcar um gol e o VAR ser acionado. Em jogada iniciada por João Victor, pela direita, e depois trabalhada pelo sistema ofensivo, o meia Luan recebeu a bola na entrada da área e deu um passe açucarado para Camacho invadir a área adversária, dominar no peito e bater na saída do goleiro. A comissão técnica da Ferroviária reclamou que a bola teria saído na origem do lance. O VAR checou, mas como as imagens eram inconclusivas, o gol do Timão foi validado.

Tudo igual em Araraquara

A Ferroviária foi buscar o empate no segundo tempo. Mesmo em noite pouco inspirada, a equipe de Araraquara conseguiu, na base da raça, igualar o marcador. Após bola cruzada na área do Corinthians, o volante Xavier pegou o rebote, tentou driblar os atacantes adversários e perdeu a bola para Hygor. O jogador, que havia acabado de entrar em campo, rolou para Meritão, que apareceu livre para finalizar e marcar o gol da Locomotiva.

Xandão decide o jogo

Personagem responsável pela anulação do gol da Ferroviária no primeiro tempo, o zagueiro Xandão se redimiu em grande estilo. No fim da partida, um minuto antes dos acréscimos, o defensor teve a oportunidade de bater uma falta da faixa central do meio de campo. Mesmo longe do gol, Xandão encheu o pé, se aproveitou que o meia Adson deixou a barreira e acertou no canto da rede. O goleiro Cássio reclamou muito com o jogador do Timão após o lance.

FICHA TÉCNICA:

FERROVIÁRIA 2x1 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Paulista - 9ª rodada

Data: 13/04/2021 (terça-feira) Horário: 20h (de Brasília)

Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)

Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)

Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Evandro de Melo Lima (SP)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Cartões amarelos: -

Cartões vermelhos: Dino Camargo (Ferroviária)

Gols: Camacho, aos 42' do 1º tempo (0-1); Meritão, aos 28' do 2º tempo (1-1); Xandão, aos 44' do 2º tempo (2-1)

FERROVIÁRIA: Saulo; Diogo Mateus, Mateus, Xandão e Arthur Henrique; Meritão, Zanocelo (Yuri), Renato Cajá (Hygor) e Everton (Fellipe Mateus); Marques (Anderson Rosa) e Mezenga (Rogério). Técnico: Pintado

CORINTHIANS: Cássio; João Victor, Jemerson, Raul Gustavo e Lucas Piton; Xavier (Ramiro) e Camacho (Roni); Léo Natel (Gabriel Pereira), Luan (Araos), Otero (Adson) e Jô. Técnico: Vagner Mancini