Topo

Internacional

Inter negocia contratação de atacante colombiano de 19 anos

Juan Manuel Cuesta Baena, do Independiente Medellín, negocia com o Internacional - MB Media/Getty Images
Juan Manuel Cuesta Baena, do Independiente Medellín, negocia com o Internacional Imagem: MB Media/Getty Images

Bruno Andrade e Marinho Saldanha

Do UOL, em Lisboa (Portugal) e Porto Alegre

12/04/2021 19h52

O Internacional negocia a contratação do atacante Juan Manuel Cuesta, de 19 anos, do Independiente Medellín. Segundo apurou o UOL Esporte, trata-se de uma oferta de empréstimo até dezembro de 2021 com cláusula de compra definida para o fim do período. Se o negócio for concluído, o jogador chega, inicialmente, para as categorias de base.

Apesar da pouca idade, Juan Cuesta já joga no time principal do Independiente Medellín há duas temporadas. Em 2019 foram dois gols em 18 jogos, e em 2020 ele marcou mais duas vezes, em 21 partidas. Nesta temporada ele esteve em campo em duas oportunidades.

Além do clube, o atleta tem histórico de convocações para seleção colombiana de base. Esteve no Sul-Americano Sub-15 de 2017 e no Sul-Americano Sub-17 de 2019.

Cuesta foi sondado recentemente por outros clubes brasileiros, como o Flamengo, mas a negociação acabou por evoluir para o lado do Beira-Rio. Atacante de lado de campo, ele chama atenção pela velocidade e capacidade individual. Além do ataque, também joga como meia.

O Colorado possui, em seu time sub-20, um exemplo de negociação de mesmo molde. Andrés Amaya foi contratado do Atletico Huila, também da Colômbia, por empréstimo com cláusula de compra. Ao fim do vínculo, após negociação, a ligação ao clube brasileiro foi ampliada em prorrogação de empréstimo, que se encerra no meio deste ano.

O aproveitamento de Cuesta, em caso de conclusão de acordo, dependerá de seu rendimento. Miguel Ángel Ramírez tem por costume observar de perto a evolução de jogadores egressos da base.

"Se trata de um grande talento, um jogador com projeção internacional, e já experiente em partidas da Liga Colombiana e da Libertadores, além da seleção", disse Felipe Trujilo, diretor esportivo do Independiente Medellín, ao UOL Esporte.

O clube colombiano confirma que o assunto está sendo tratado pelo presidente Eduardo Meluk, e que poderá se concluir em breve.

Internacional