Topo

Abel explica motivo da expulsão: "As equipes mereciam o melhor árbitro"

Abel Ferreira comandando Palmeiras na Supercopa do Brasil - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira comandando Palmeiras na Supercopa do Brasil Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2021 14h42

Ainda no primeiro tempo da final da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, o técnico Abel Ferreira foi expulso da área técnica, no estádio Mané Garrincha. Após a partida, ele concedeu entrevista coletiva e esclareceu o motivo da punição: pedira o melhor árbitro para a decisão.

"Ainda bem que falas da minha própria expulsão, que é para ficar aqui claro e entre nós. Eu me chamo Abel Ferreira, tenho 42 anos e sou responsável por aquilo que eu digo. Não por aquilo que os outros entendem, por aquilo que digo. Eu fui expulso porque disse isto 'Duas grandes equipes em campo, na minha opinião, mereciam um árbitro do mesmo nível", disse.

"Eu perguntei à diretoria se aqui [no Brasil] há classificação dos árbitros. Na Europa, o desempenho dos árbitros ao longo da época tem uma classificação, uns crescem, outros que sobem, outros que estão em primeiro. Eu perguntei e não há essa classificação aqui", completou.

O técnico do Verdão reforçou as palavras ditas ao time de arbitragem - que foi conduzida por Leandro Pedro Vuaden (RS) - e questionou o critério da escolha pelo o nome do profissional:

"Eu gostaria de ver aqui, onde estiveram as duas melhores equipes, uma na Copa [do Brasil] e outra no Brasileirão, eu gostaria de ter visto aqui os melhores, e eu sou expulso. Foi um amarelo claro, e o jogo é de emoções. Eu estava fora, e quem me expulsou não foi o árbitro. Quem me expulsou para todos saberem foi o bandeirinha, porque eu disse isso".

"Em emoção foi isso que eu disse e que fique aqui, Abel Ferreira, 42 anos: 'essas duas equipes, Flamengo e Palmeiras, mereciam o melhor árbitro do Brasileirão da classificação do ano passado. Se esse foi o melhor árbitro, temos que aceitar. O futebol brasileiro tem grandes árbitros", finalizou.