Topo

Santos usa reservas e só empata com o Botafogo-SP na Vila Belmiro

Ângelo em duelo entre Santos x Botafogo-SP - Divulgação
Ângelo em duelo entre Santos x Botafogo-SP Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/04/2021 23h57

O Santos empatou com o Botafogo-SP por 0 a 0, hoje (10), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. Atuando com reservas, o Peixe teve dificuldade na criação de jogadas e ainda precisou lidar com a pressão do adversário em alguns momentos em jogo que marcou a retomada do Estadual após 18 dias de paralisação.

Esse foi o terceiro empate do Santos em cinco partidas. Com isso, o time dirigido por Ariel Holán chegou a seis pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo D -a ponta pertence ao Mirassol, com oito. Já o Botafogo-SP não tem mais a pior campanha do Paulistão, mas segue na lanterna do Grupo A, com dois pontos.

A próxima partida do Santos pelo Estadual acontece na próxima sexta-feira (16), contra a Ponte Preta, em Campinas (SP). Antes disso, porém, o Alvinegro joga pela terceira fase preliminar da Libertadores contra o San Lorenzo, na terça-feira (13), em Brasília (DF). A equipe pode até perder por um gol de diferença para avançar à fase de grupos do torneio continental. O Botafogo-SP vai encarar o Ituano, fora de casa, na quarta (14).

O melhor: Richard

É difícil falar em jogadores de destaque em uma partida de baixo nível técnico. Mas Richard despontou no primeiro tempo e apareceu em momentos importantes para finalizar. Ainda que tenha perdido um gol feito, é possível dizer que, se o Botafogo-SP chegou perto da vitória, foi por causa do meia-atacante.

Santistas assustam só no começo

O Santos optou por entrar em campo com reservas para priorizar a disputa com o San Lorenzo por vaga na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Mas mesmo assim, impôs pressão no começo da partida. Foi melhor durante 15 minutos e obrigou o goleiro Igor a defender uma cobrança de Jean Mota. A oportunidade seguinte dos santistas só aconteceu aos 46 minutos, com Ângelo, que pegou mal na bola em uma finalização dentro da área.

VAR em ação

Neste terço inicial do primeiro tempo, o Santos também teve um gol anulado. Luiz Felipe, jogador que é duramente criticado pela torcida, desviou de cabeça para o gol após cruzamento de Lucas Lourenço em cobrança de falta aos 14 minutos. Na revisão do VAR, porém, o árbitro Adriano de Assis Miranda anulou o tento que abriria o placar na Vila Belmiro.

O domínio é do Pantera

O gol anulado serviu de estímulo para o Botafogo reagir. E o Pantera dominou os 30 minutos seguintes de futebol a começar por um lance em que Richard saiu cara a cara com o goleiro John e chutou por cima aos 16 minutos. O meia do Botafogo-SP também esteve perto de marcar em um chute de longa distância, aos 28 minutos, obrigando John a protagonizar a jogada mais plástica do primeiro tempo com uma defesa no alto. Richard voltou a finalizar três minutos mais tarde, aproveitando boa jogada de Dudu pela esquerda. Ele girou dentro da área, mas o chute saiu por cima.

Segundo tempo decepciona

Ambos os times deixaram um recado claro ao fim do primeiro tempo: a vitória seria buscada a todo instante na etapa final. Mas não foi isso o que aconteceu. Tanto Santos quanto o Botafogo-SP foram pouco criativos e nem sequer assustaram os goleiros. A melhor chance do time de Vila Belmiro aconteceu com Lucas Venuto, que limpou um adversário já dentro da área, mas se atrapalhou com Kaio Jorge na hora da finalização. O Botafogo-SP exerceu momentos esporádicos de pressão, mas sem assustar o goleiro John.

Iluminação nova na Vila

O estádio santista se preparava para inaugurar um novo sistema de iluminação no dia de seu aniversário (14 de abril). Mas com o agendamento da partida contra o Botafogo-SP, o "presente" foi antecipado.

Covid muda arbitragem

A doença causada pelo novo coronavírus provocou uma baixa no trio de arbitragem para o jogo entre Santos e Botafogo-SP. Thiago Lourenço de Matos foi diagnosticado com covid-19 neste sábado e foi substituído por Adriano de Assis Miranda.

FICHA TÉCNICA

Santos 0 x 0 Botafogo-SP
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Paulista
Data: 10 de abril de 2021 (sábado)
Horário: 22h
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Adriano de Assis Miranda
Assistentes: Daniel Luis Marques e Luiz Alberto Andrini
VAR: Raphael Claus
Cartões amarelos: Luiz Felipe (Santos); Victor Ramos e John Everson (Botafogo-SP)
Gols:

Santos: John; Sandro (Vinícius Balieiro) (Copete), Luiz Felipe, Alex e Jhonnathan; Kevin Malthus, Lucas Lourenço e Jean Mota (Renyer); Ângelo, Bruno Marques (Kaio Jorge) e Allanzinho (Lucas Venuto). Técnico: Ariel Holan.

Botafogo-SP: Igor; Rodrigo, Victor Ramos, Fabão e Pará; Emerson (John Everson), Victor Bolt (Matheus Santos), Renatinho (Michel); Dudu (Luketa), Neto Pessôa (Kaio Magno) e Richard. Técnico: Argel Fuchs