Topo

La Liga - 2020/2021

Real Madrid domina 1° tempo, vence Barcelona e embola tabela do Espanhol

Do UOL, em São Paulo

10/04/2021 17h53

Com um 1° tempo massacrante e terminando a partida com um a menos, o Real Madrid venceu, sob forte chuva, o Barcelona por 2 a 1 atuando em casa. O jogo, válido pelo Campeonato Espanhol, ocorreu na tarde de hoje.

Com o resultado, o time comandado por Zinedine Zidane assume provisoriamente a liderança do torneio com 66 pontos, superando o Atlético de Madri no critério de confronto direto - a equipe treinada por Diego Simeone joga amanhã contra o Betis e pode reassumir o topo da tabela com um empate.

O Barcelona, por sua vez, teve Lionel Messi apagado e foi ultrapassado pelo principal rival, ficando com 65 pontos e em 3° lugar na tabela.

Massacre do Real no 1° tempo

O primeiro gol do jogo saiu aos 13 minutos. Após uma arrancada de Valverde originada no campo de defesa, Lucas Vázquez recebeu na direita e cruzou rasteiro para Benzema. O francês se colocou à frente do zagueiro Araújo e, de letra, marcou um golaço para abrir o placar para os mandantes no clássico.

Aos 27 minutos, o Real ampliou. Vinicius Júnior fez bonita jogada pela esquerda e foi derrubado a poucos passos da grande área. O árbitro marcou falta e, com categoria, Kroos bateu e balançou as redes de Ter Stegen - a bola ainda desviou nos defensores do Barça antes de entrar.

Toni Kroos cobra falta e faz o 2° gol do Real Madrid no clássico contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Toni Kroos cobra falta e faz o 2° gol do Real Madrid no clássico contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Seis minutos depois, mais perigo - e de novo com participação de Vinicius Júnior. O brasileiro disparou pela ponta e virou o jogo para Valverde, que chegou batendo cruzado de primeira. A bola bateu na trave e, no rebote, Vázquez chutou para a defesa de Ter Stegen.

O Barcelona até chegou a causar algum perigo com Messi no final do 1° tempo por meio de dois escanteios. No primeiro, o camisa 10 cobrou direto para o gol e surpreendeu Courtois, mas a bola parou na trave. Depois, o argentino aproveitou cruzamento na pequena área, mas também ficou no quase.

Griezmann em campo

Ronald Koeman decidiu colocar o Barça para frente e voltou para o 2° tempo com mudanças táticas, colocando o atacante Griezmann no lugar do lateral Dest e retomando o esquema com dois zagueiros.

Marcados por muita chuva, os primeiros minutos da etapa final tiveram o Barça tentando pressionar o adversário. O resultado foi uma série de contra-ataques cedidos ao Real, que não conseguiu concluir as jogadas em gol.

Quem não faz, toma - e de canela!

Aos 14 minutos, o Barça finalmente diminuiu. Após cruzamento de Alba pela esquerda, a bola passou por Griezmann e De Jong. O zagueiro Mingueza, que atuou como lateral, aproveitou e finalizou de canela para o gol de Courtois: 2 a 1.

Sob forte chuva, Mingueza comemora gol marcado de canela contra o Real Madrid - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Sob forte chuva, Mingueza comemora gol marcado de canela contra o Real Madrid
Imagem: Sergio Perez/Reuters

A pressão dos visitantes continuou, e com ela, mais contra-ataques vieram. Em um deles, aos 21 minutos, Vinicius Júnior ficou com chances de finalizar ao gol do Barça e resolveu tocar de lado para Benzema - a bola, no entanto, foi muito curta.

A partir dos 25 minutos, o jogo começou a perder intensidade devido à chuva, que deixou o gramado pesado e desgastou fisicamente as duas equipes.

A equipe do Barcelona se revoltou com a arbitragem aos 37 minutos. Tudo começou em um recuo de Odriozola a Courtois que permitiu a Alba finalizar na saída do goleiro. A bola se encaminhava para fora quando Braithwaite se colocou à frente de Mendy, que teria deslocado o atacante com o braço. O juiz não marcou a penalidade.

Expulsão e tensão no fim

O Barcelona partiu para o "tudo ou nada" nos últimos lances da partida. Aos 44 minutos, em uma das inúmeras jogadas ofensivas dos catalães, Mingueza foi atingido por Casemiro a poucos metros da área.

Casemiro recebe cartão vermelho após falta em Mingueza nos minutos finais do clássico - Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images - Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images
Casemiro recebe cartão vermelho após falta em Mingueza nos minutos finais do clássico
Imagem: Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images

O brasileiro recebeu o 2° cartão amarelo e deixou o Real Madrid com dez jogadores. Messi cobrou a falta, que parou nas mãos de Courtois.

No lance final da partida, o meia Moriba ainda acertou o travessão do gol dos mandantes após bate-rebate na área, decretando o fim da partida em 2 a 1 para o time de Zidane.