Topo

Atlético-MG

Atlético-MG terá pós-clássico com maratona de jogos entre abril e maio

Cuca, vencedor em 2013, terá a chance de ser bicampeão da Copa Libertadores com o Galo - Pedro Souza/Atlético-MG
Cuca, vencedor em 2013, terá a chance de ser bicampeão da Copa Libertadores com o Galo Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2021 04h00

A média de um jogo a cada três dias será realidade do Atlético-MG após o clássico com o Cruzeiro, amanhã (11), às 16h, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. Como terá a temporada 2021 repleta de competições no cenário nacional e internacional, o Galo se prepara para uma verdadeira maratona de compromissos em Estado, no Brasil e exterior.

O UOL Esporte fez um levantamento com os jogos já confirmados do Atlético-MG na temporada e as partidas da Copa Libertadores da América que estão com datas reservadas, mas ainda não tem oficialmente os dias certos para cada compromisso. No sorteio dos grupos, realizado ontem (9), o Galo caiu no Grupo H, junto de Cerro Porteño (PAR), América de Cali (COL) e Deportivo La Guaira (VEN).

Entre o clássico e o próximo compromisso, que será com o Boa Esporte pelo Campeonato Mineiro, em Belo Horizonte, o Galo terá a semana cheia para treinar. A partida do Estadual contra a equipe de Varginha acontecerá apenas em 18 de abril, uma semana após o duelo com o arquirrival Cruzeiro. Depois disso os intervalos entre os jogos diminuem consideravelmente.

A Conmebol reservou a semana do dia 21 de abril para os jogos da primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, data em que o Alvinegro deve fazer sua estreia.

"A gente fica pensando, não é, cara!? Eu estava vendo uma matéria, não lembro onde foi, que, para o brasileiro, a Libertadores é mais importante que a Copa do Mundo. Eu adoro jogar a Libertadores, eu adoro jogar com os gringos. Entre nós, então!? Pô! Quando tem os clássicos assim, é uma maravilha", ressaltou Cuca sobre a importância da Copa Libertadores para os clubes e torcedores brasileiros.

Continuidade da sequência

Quatro dias depois, em 25 de abril, o Galo fecha a parte classificatória do Campeonato Mineiro contra o Athletic, fora de casa. Já classificado às semifinais do estadual, a equipe do técnico Cuca terá o dia 2 de maio para a partida de ida, quatro dias depois do compromisso da segunda rodada da competição sul-americana [28 de abril].

Na semana do dia 5 de maio há previsto o jogo da 3ª rodada da Libertadores, quatro dias depois o jogo de volta da semifinal do Mineiro e no dia 12 de maio a 4ª rodada da primeira fase da Copa Libertadores, que Cuca sabe muito bem

"A gente tem que estar preparado para tudo. Às vezes, você pega chaves difíceis, 'chaves da morte', e já sai fortalecido para a sequência. Às vezes, você pega um grupo mais fraco e acha: 'Pô, que legal, pegamos um grupo mais fraco'. E é engano! E tem uma altitude, tem diversas coisas que fazem o charme da Libertadores. Vamos esperar sexta-feira, torcer que a gente pegue uma chave boa [risos]", finalizou o treinador.

E essa maratona de partidas pode ficar ainda mais intensa se o Galo avançar às finais do Campeonato Mineiro. A partida de ida da decisão estadual está marcada para 16 de maio, três dias antes da quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. A finalíssima regional tem data estipulada para 23 de maio e a última partida da primeira fase da competição internacional acontece na semana do dia 26 de maio.

Sequência de jogos do Galo a partir do clássico

11/4: Cruzeiro x Atlético-MG (Campeonato Mineiro)
18/4: Atlético-MG x Boa Esporte (Campeonato Mineiro)
21/4: Semana de jogos da Libertadores (estreia)
25/4: Athletic x Atlético-MG (Campeonato Mineiro)
28/4: Semana de jogos da Libertadores (2ª rodada)
02/5: Semifinal do Campeonato Mineiro (ida)
5/05: Semana de jogos da Libertadores (3ª rodada)
9/05: Semifinal do Campeonato Mineiro (volta)
12/05: Semana de jogos da Libertadores (4ª rodada)

Atlético-MG