Topo

Federação de Pernambuco quer jogos com público vacinado; governo veta

                                 Evandro Carvalho, presidente da FPF -                                 LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Evandro Carvalho, presidente da FPF Imagem: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

07/04/2021 15h50Atualizada em 07/04/2021 17h43

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) quer realizar jogos com público vacinado no Campeonato Pernambucano, mas encontra resistência no governo estadual. Segundo Evandro Carvalho, presidente da FPF, a entidade dispõe de tecnologia para identificar os torcedores que tomaram vacina.

Em audiência pública realizada na tarde de ontem (6), na Assembleia Legislativa do Estado, Carvalho falou que havia recebido uma autorização da CBF para realizar jogos com público. A reportagem entrou em contato com a CBF. Em nota (leia a íntegra no fim desta matéria), a entidade afirmou que "recomendou que não haja presença de torcedores nos estádios neste, embora respeite a autonomia das Federações em relação às resoluções dos campeonatos estaduais, cabendo a decisão final à Federação e aos clubes que disputam a competição junto com as autoridades sanitárias locais".

Para que o público volte aos estádios em Pernambuco, é necessário o aval da Secretaria de Saúde do estado, que informou ao UOL Esporte por meio de sua assessoria de comunicação que a possibilidade "não está nem em análise".

"Já recebi a informação do meu pessoal de TI (Tecnologia da Informação) que eu posso realizar em qualquer cidade de Pernambuco, em qualquer estádio. Eu já tenho todo o equipamento. Em qualquer cidade, hoje, eu posso adentrar ao estádio e certificar digitalmente, pelo QR Code no celular, que aquela pessoa foi vacinada", disse Carvalho.

O plano inicial da FPF era conseguir a autorização da pasta estadual para a partida entre Afogados e Sport, em Afogados da Ingazeira, pelo Campeonato Pernambucano, já nesta quarta-feira (7). O jogo, entretanto, acontecerá sem público.

O anúncio aconteceu no mesmo dia em que o Brasil bateu, mais uma vez, recorde no número de mortes pela covid-19. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 4.211 óbitos em todo o país. É a primeira vez que o índice supera a casa de 4 mil, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

De acordo com o portal Vacina Brasil, até a tarde de terça-feira, na última atualização, Pernambuco havia vacinado 910.871 pessoas. Outras 259.610 receberam a segunda dose e 651.261 aguardam estão no aguardo.

Leia a íntegra da nota da CBF:

"Houve uma consulta por parte da Federação Pernambucana, mas a CBF recomendou que não haja presença de torcedores nos estádios neste momento, embora respeite a autonomia das Federações em relação às resoluções dos campeonatos estaduais, cabendo a decisão final à Federação e aos clubes que disputam a competição junto com as autoridades sanitárias locais. Em relação aos campeonatos coordenados pela CBF, a realização das partidas segue sem a presença de público, obedecendo a Diretriz Operacional estabelecida e que é parte dos regulamentos."