Topo

Pendurado, Neymar desafia fama de mimado na França em revanche com Bayern

Neymar reencontra o Bayern após expulsão no Campeonato Francês; evitar cartão é uma das missões em Munique nesta quarta - Xavier Laine/Getty Images
Neymar reencontra o Bayern após expulsão no Campeonato Francês; evitar cartão é uma das missões em Munique nesta quarta Imagem: Xavier Laine/Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (FRA)

07/04/2021 04h00

O descontrole emocional e a expulsão sofrida na derrota do Paris Saint-Germain para o Lille por 1 a 0, no último fim de semana, reforçaram a imagem de Neymar como um jogador "mimado" na França. Foram contundentes as críticas ao brasileiro, que chega para o confronto mais importante da temporada, contra o Bayern de Munique, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, em bom estado físico, mas pendurado. O jogo de hoje (7), às 16h (de Brasília), será disputado no Allianz Arena.

Neymar soma dois cartões amarelos no torneio e, se por acaso receber outro na partida desta quarta, vai desfalcar seu time no confronto de volta, na próxima terça (13), em Paris. Por isso, a tarefa será ter a cabeça no lugar, uma missão especial para um jogador marcado por histórico de destempero.

Na França, o ataque a Neymar por parte da mídia foi severo desde o final de semana. O rendimento em campo e a violência sofrida contra o Lille foram ignorados, tendo destaque os empurrões e discussões com os adversários, que culminaram na expulsão. A briga com o zagueiro português Tiago Djaló no túnel dos vestiários foi um agravante para a análise do novo episódio de descontrole emocional do camisa 10.

A conceituada revista France Football, criadora e organizadora do prêmio Bola de Ouro, entregue ao melhor jogador do mundo de cada temporada, publicou reportagem criticando o brasileiro: "Contra o Lille, Neymar e seu jogo de criança mimada" foi o título.

"Neymar tem 29 anos. E ele não pode querer surfar constantemente na impunidade. Porque além de seu comportamento como uma criança mimada, ele frustrou seus companheiros de equipe", diz trecho do artigo francês.

Já na RMC, emissora que tem os direitos de transmissão da Liga dos Campeões na França, o jornalista Daniel Raiolo fez discurso pesado contra Neymar: "Sua imagem na França é detestável. Tirando uns quatro ou cinco empolgados de 15 a 25 anos, ninguém gosta de Neymar. E, principalmente, os torcedores de outros clubes, que perceberam que ele não é um bom exemplo. Ele passa por uma criança mimada aos olhos de todos", disparou.

Pelo PSG, Neymar soma quatro expulsões desde a chegada em 2017. Todas elas aconteceram em circunstâncias semelhantes, logo após o atacante sofrer com a violência dos adversários.

Silêncio após o incidente

Neymar se calou desde a expulsão. De seu entorno, o discurso de defesa é de que, contra o Lille, o camisa 10 foi vítima da impunidade no futebol francês, já que o árbitro nem falta marcou nos lances em que o jogador foi atingido, reagindo com empurrões e levando os cartões amarelo e vermelho.

A expulsão é avaliada como similar à de Lionel Messi quando agrediu um marcador do Athletic de Bilbao na final da Supercopa da Espanha, em janeiro -- na ocasião, o time também perdia o jogo nos minutos finais.

Em campo contra o Lille, Neymar jogou nitidamente com o cuidado de evitar o contato físico, mas, mesmo contornando confrontos de mano a mano, sofreu seis faltas. Seu maior temor era o de ficar de fora do jogo contra o Bayern de Munique. Um receio de quem esteve ausente das oitavas de final, diante do Barcelona, por sofrer uma lesão na coxa originada por uma entrada faltosa contra o Caen, pela Copa da França.

"Conheço bem o Neymar. Sabemos que ele é muito competitivo. Se a gente olhar bem a ação contra o Lille, ele recebeu uma falta e foi pegar a bola, foi tentar pegar a bola o mais rápido possível. É um grande jogador, está bem motivado e sabe que o que aconteceu está no passado. Precisamos do melhor dele para fazer uma grande partida", comentou o capitão do PSG, o zagueiro Marquinhos, à véspera do jogo desta quarta.

O controle emocional de Neymar é um desafio do PSG contra o Bayern de Munique. Na final da edição passada da Liga dos Campeões, o brasileiro levou cartão amarelo ao dar um pontapé em Robert Lewandowski nos minutos finais. Após a derrota por 1 a 0, o brasileiro chorou em campo.

"O Neymar estava bem animado em voltar a jogar [contra o Lille]. Ele gosta de jogar e é muito competitivo. Ele sabe como administrar isso do cartão e estamos tranquilos contra o Bayern", disse o treinador do time parisiense, Mauricio Pochettino.

Neymar entra pendurado na partida contra o Bayern por somar dois cartões amarelos na atual edição da Liga dos Campeões. O ponto positivo para o brasileiro no regulamento da competição é que os cartões serão zerados a partir da semifinal. O risco então, é ficar justamente fora da partida de volta contra os alemães.