Topo

Grêmio consulta Conmebol e prepara ida de jogadores do Brasil ao Paraguai

Felipe, que voltou de empréstimo ao Brasil de Pelotas, deve viajar para encontrar delegação - Lucas Uebel/Grêmio
Felipe, que voltou de empréstimo ao Brasil de Pelotas, deve viajar para encontrar delegação Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek e Marcel Rizzo

Do UOL, em Porto Alegre e Fortaleza

07/04/2021 17h33

O Grêmio se prepara para levar jogadores que estão em Porto Alegre ao Paraguai, a fim de reforçar a delegação que enfrenta o Independiente Del Valle, do Equador, pela fase preliminar da Copa Libertadores. O clube gaúcho fez consulta à Conmebol, que deu aval para chegada de atletas adicionais a Assunção — mediante resultado negativo para covid-19 até 72h antes da viagem e deslocamento em voo fretado, conforme regulamento do torneio.

Agora, os dirigentes gremistas esperam resultado de testes na chegada ao Paraguai para definir o número de jogadores que viajarão de Porto Alegre até Assunção, na quinta-feira (8).

Del Valle e Grêmio jogariam hoje (7), em Quito, mas a partida foi suspensa após as autoridades sanitárias do Equador vetarem o treino de ontem e o próprio duelo. Com isto, a Conmebol remarcou a partida para sexta-feira (9), em Assunção.

Quatro jogadores foram afastados do grupo do Grêmio nas últimas horas. Paulo Victor e Vanderson, que testaram positivo para o novo coronavírus em Quito, e Victor Ferraz e Emanuel, que testaram negativo em cinco exames, mas apresentaram sintomas.

Diante dos casos, o Grêmio procurou a entidade que organiza a Libertadores para saber se poderia mudar a relação de 55 nomes de integrantes da delegação. A Conmebol afirmou que as trocas são permitidas, por conta do cenário.

Assim, a ideia gremista é levar Felipe, lateral direito, e pelo menos mais um jogador de defesa.

Aos 21 anos, Felipe esteve no Brasil-PEL na temporada passada e é o único lateral direito inscrito no torneio disponível no momento. Com ele, o Grêmio pode preencher a vaga que era de Vanderson, passou a ser de Victor Ferraz de novo e agora está sem ninguém.

Rafinha, ex-Olympiaco-GRE e Flamengo, não está inscrito. O lateral foi contratado após período de inscrições para fase preliminar e só pode atuar em caso de classificação à fase de grupos.

A partir do aval da Conmebol, o Grêmio deve levar os reforços caseiros até o Paraguai amanhã (8), véspera do jogo de ida contra o Del Valle. Na quinta, o time deve fazer o único treino no campo da semana.

Jogadores, comissão técnica, funcionários e dirigentes do Grêmio serão submetidos a novos exames para covid-19 nas próximas horas. Pelo menos uma bateria de testes é certa, quando da chegada ao Paraguai. Caso o resultado dos exames, ou eventuais relatos de sintomas, surjam, a lista de jogadores que irão do Brasil até Assunção deve aumentar.

No Paraguai, o Grêmio ficará em hotel próximo à sede da Conmebol. O CT da entidade será usado para a atividade antes do duelo.