Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Sem trio melhor do mundo, Neymar vira centro das atenções na Champions

Após perder as oitavas por lesão muscular, Neymar volta à Champions em reedição da última final - Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images
Após perder as oitavas por lesão muscular, Neymar volta à Champions em reedição da última final Imagem: Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/04/2021 04h00

A Liga dos Campeões chega "desfalcada" para as quartas de final que começam amanhã (6). O Barcelona de Lionel Messi e a Juventus de Cristiano Ronaldo já foram eliminados, enquanto o Bayern de Munique encara o PSG desfalcado do atual melhor jogador do mundo, Lewandowski. As ausências fazem de Neymar o centro das atenções nesta fase.

Lewandowski, Cristiano e Messi foram os três primeiros do último prêmio The Best. Neymar, ele próprio recém-recuperado de lesão, tem portanto a oportunidade de assumir protagonismo entre os representantes da "velha geração" —a nova, como se viu nas oitavas com Haaland e Mbappé, só falta fazer chover.

Neymar atuou por apenas 20 minutos em seu retorno de contusão, contra o Lyon, no último dia 21. Como a seleção brasileira teve partidas adiadas nas Eliminatórias por causa da pandemia, o camisa 10 teve três semanas para se preparar ainda melhor.

Ao reassumir a titularidade, porém, Neymar foi expulso no último sábado (3). Ele deu um empurrão em um adversário já no finalzinho da derrota por 1 a 0 para o Lille, na qual o PSG perdeu a liderança do Campeonato Francês. Já no túnel após deixar o campo, Neymar teve que ser contido por seguranças para não brigar com o desafeto.

Entre um jogo e outro pelo PSG, Neymar seguiu com a fisioterapia, recuperou-se fisicamente e teve o comprometimento elogiado pelo técnico Pochettino. Fora de campo, também ficou ainda mais próximo de renovar seu contrato com o PSG até 2026. E ainda tirou onda com os críticos, comentou BBB à exaustão e lançou uma nova chuteira. Agora revê o Bayern de Munique que lhe tirou a última Liga dos Campões.

Dois jogos abrem as quartas de final da Champions às 16 horas (de Brasília) de amanhã (6): Manchester City e Borussia Dortmund jogam na Inglaterra, enquanto Real Madrid e Liverpool duelam na Espanha. Bayern e PSG reeditam a final da última edição no mesmo horário, na quarta-feira (7), paralelamente a Porto x Chelsea.