Topo

OPINIÃO

Blogueiros: Neymar algum dia mostrará maturidade para ser melhor do mundo?

Neymar é expulso durante derrota do PSG para o Lille no Campeonato Francês  - Xavier Laine/Getty Images
Neymar é expulso durante derrota do PSG para o Lille no Campeonato Francês Imagem: Xavier Laine/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

05/04/2021 11h51

Resumo da notícia

  • Blogueiros analisam se Neymar ainda mostrará maturidade para ser melhor do mundo
  • "Neymar perdeu o 'bonde' para ser o melhor do mundo", analisa Marcel Rizzo
  • Alicia Klein: "Neymar nunca mostrou bola ou maturidade para ser melhor do mundo"
  • Milton Neves: "É quase certo que não terá em sua galeria o troféu 'The Best' da Fifa"
  • "Não acho que Neymar vá mostrar maturidade um dia", opina o blogueiro Julio Gomes

O comportamento de Neymar e a dificuldade em sair das provocações rivais voltaram a ser pauta depois de o atacante ser expulso no jogo do último sábado (3), entre PSG e Lille. O brasileiro se desentendeu com Djalo, defensor do time adversário, e recebeu o segundo cartão amarelo - e, consequentemente, o vermelho. Foi a 11ª expulsão do jogador na carreira.

Nos dois lances em que foi penalizado, o brasileiro sofreu a falta, reclamou com a arbitragem, mas acabou caindo na provocação dos adversários e entrou em confusão. Na ida para o vestiário, o atacante ainda tentou brigar com Djalo, que também foi expulso.

A derrota por 1 a 0 fez com que o Paris Saint-Germain perdesse a liderança do Campeonato Francês na reta final da competição.

Diante da nova polêmica envolvendo o atacante, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: Neymar algum dia irá mostrar maturidade para ser o melhor do mundo? Confira as respostas:

Neymar nunca mostrou bola ou maturidade para ser o melhor do mundo. Não passa uma temporada sem algum comportamento que o desabone, como jogador e ser humano. Impossível prever se terá um ano mágico que justifique o prêmio, mas ele segue provando que é um homem agindo como moleque, que nunca será ídolo. Já deu.
ALICIA KLEIN

Ele pode ser campeão do mundo, da Champions e The Best FIFA sem maturidade. Pode não cair no ostracismo, mas será cada vez menos relevante, justamente por quase sempre ser um homem de 30 anos agindo como um moleque de 13.
ANDRÉ ROCHA

A maturidade, que leva a assumir compromissos importantes para a carreira, é um facilitador para se alcançar grandes metas. Mas pra ser o melhor, além de maturidade é preciso muito talento, longa sequência em alto nível e conquistas importantes. Pra Neymar, nunca faltou talento. Já o resto....
ANDREI KAMPFF

Não é por falta de maturidade que Neymar não foi eleito ainda o melhor do mundo. Tivesse sido campeão da última edição da Liga dos Campeões, por exemplo, possivelmente levaria a melhor na disputa com Lewandowski. Passar por cima de Messi, Cristiano Ronaldo e companhia requer muito mais do que comprometimento. É preciso jogar com frequência em alto nível - numa liga competitiva -, levantar taças internacionais, ser exigente (dentro e fora de campo), ter companheiros de peso ao lado, evitar lesões e, não menos importante, contar com o "fracasso" dos adversários diretos.
BRUNO ANDRADE

Maturidade não é critério para ser eleito melhor do mundo. Ele já chegou perto disso, só não levou porque a sua concorrência é absolutamente fora da curva com Cristiano e Messi. É mais fácil falar que as lesões ou que a escolha pelo PSG não permitiram que ele chegasse nesse posto.
DANILO LAVIERI

Sim! Quando completar 80 anos receberá o título de número 1 em memes na história da humanidade.
JUCA KFOURI

Não acho que Neymar vá mostrar maturidade um dia. Creio que o perfil dele é de menino mimado mesmo, centro do universo, e isso não vai mudar. Mas tampouco acho o fator primordial para ganhar uma eleição de melhor do mundo. O fator principal é bola, é ser protagonista de times ou seleções campeões de tudo.
JULIO GOMES

Neymar perdeu o "bonde" para ser o melhor do mundo. Há jogadores mais jovens, como Mbappé e Haaland, que ocuparão o espaço que Messi e Cristiano Ronaldo deixarão. Faltaram duas coisas: maturidade, que se não chegou até agora não chegará mais, e físico. As lesões também atrapalham Neymar.
MARCEL RIZZO

Não é preciso ter maturidade para ser o melhor do mundo. Kaká é um exemplo. Não acredito que Neymar cresça.
MENON

Eu, infelizmente, acho que Neymar nunca vai ser o melhor do mundo, embora tenha técnica para isso. Neymar confunde a boa malandragem com uma espécie nociva de esperteza. A boa malandragem é, por exemplo, o drible. Essa é a sagrada malandragem do futebol. Mas pode ser também uma cotovelada bem dada no zagueiro violento que passou o jogo inteiro marcando você de forma ilegal, com a conivência do juiz. Pelé já ensinou. Mas para Neymar a malandragem envolve a falta não sofrida, seguida de um teatro macabro de vitimização, e - ainda mais grave - envolve acusações de sonegar dinheiro aos cofres públicos. É uma pena que Neymar deixe passar tantas chances de ser um jogador e uma pessoa melhor. A vida insiste nas oportunidades, mas ele as recusa repetidamente. Não acredito em transformação para Neymar, embora siga na torcida por ela.
MILLY LACOMBE

Neymar como melhor do mundo sempre foi uma aposta minha. Mas, honestamente, aos quase 30 anos e com as lamentáveis cenas que tem protagonizado recentemente, é quase certo que ele não terá em sua galeria o troféu "The Best" da Fifa. E, no último sábado, ele bem que merecia levar uns cascudos do grandalhão Djaló, do Lille.
MILTON NEVES

A maturidade não é fator decisivo para que ele seja o melhor do mundo. Acredito que dificilmente Neymar será o número 1, pois vejo outros jogadores com maior potencial de evolução. Sobre a maturidade, ele ainda deve melhorar, mas não muito. A tendência é que siga com períodos de estabilidade, longos até, interrompidos por explosões. Neymar parece estar muito próximo do melhor que pode fazer tecnicamente e emocionalmente.
PERRONE

Neymar já tem quase 30 anos. Por isso, é difícil acreditar que, como jogador de futebol, ele algum dia será mais maduro que agora. Claro que ele ainda pode ser o melhor do mundo em alguma temporada específica, mas certamente não será por causa da maturidade.
RAFAEL REIS

Difícil acreditar na maturidade de uma pessoa de 28 anos que vive e pensa como um jovenzinho de 18 anos. Já teve tempo e oportunidade para mostrar evolução, mas segue sendo o eterno Menino Ney. Potencial, técnica e recurso ele tem para ser o melhor jogador do mundo, mas ainda falta comprometimento, dedicação e justamente maturidade para que ele alcance essa marca.
RODOLFO RODRIGUES

Difícil acreditar. Isso não decide necessariamente se ele alcançará tudo o que pretende na carreira. É possível ser vencedor e imaturo. Não seria o primeiro da história do futebol brasileiro a ter protagonismo desta forma. Bola ele tem, mas passa a não ser confiável, principalmente como referência técnica de uma geração.
RODRIGO COUTINHO

Não existe necessariamente uma relação entre maturidade e ser melhor do mundo. Maradona era um jogador totalmente caótico e foi o melhor do mundo, Garrincha, em seu tempo, também. A discussão sobre maturidade de Neymar já está repetitiva. Me parece que ele tem altos e baixos neste quesito, mas está longe de ser o único astro que se envolve em polêmicas como essa expulsão. Neymar é um belo jogador, já levou times a títulos, mas não é um líder de time. Veremos se suas qualidades técnicas serão suficientes para algum dia lhe darem o título que tanto deseja e que nem é tão importante.
RODRIGO MATTOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL