Topo

Santos

Ajax monitora Kaiky, zagueiro do Santos com multa estipulada em R$ 468 mi

Kaiky comemora gol anotado contra o Deportivo Lara na Vila Belmiro  - Ivan Storti/Santos FC
Kaiky comemora gol anotado contra o Deportivo Lara na Vila Belmiro Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Yago Rudá

Colaboração ao UOL, em São Paulo

05/04/2021 04h00

Jovem revelação do Santos, o zagueiro Kaiky, de apenas 17 anos, está na mira do Ajax, da Holanda. O clube europeu monitora a situação do garoto, com passagens de destaque pelas categorias inferiores da Seleção Brasileira, e estuda seu desenvolvimento para fazer uma proposta. O vínculo do defensor com o Peixe vai até novembro de 2023 e sua multa contratual está estipulada em 70 milhões de euros (R$ 468,3 milhões na cotação atual).

Neste momento, a postura do Ajax é apenas observar o rendimento de Kaiky com a camisa do Santos. O jogador foi promovido ao time principal no ano passado, ainda com 16 anos, mas não encontrou dificuldades para se consolidar entre os profissionais. Nesta temporada, o zagueiro fez quatro partidas - todas como titular - e inclusive marcou um gol, contra o Deportivo Lara, em confronto pela Copa Libertadores.

O Santos não foi procurado para abrir negociações pelo jogador. O clube da Vila Belmiro está ciente do valor de mercado do zagueiro e, por isso, se protegeu ao colocar uma multa considerada altíssima na assinatura do contrato, realizada no fim do ano passado.

Em 2017, a diretoria do Ajax apostou em David Neres, do São Paulo, e acertou em cheio com o atacante sendo destaque no futebol europeu e ganhando espaço na Seleção Brasileira. Na temporada passada, os holandeses fecharam a compra de Antony, também do clube do Morumbi, e o jogador tem justificado o valor investido dentro de campo. Por isso, o clube de Amsterdã mantém os olhos bem abertos no futebol brasileiro.

Kaiky entrou no radar do Ajax pela sua pouca idade, senso de liderança, habilidade técnica e imposição física - atributos muito valorizados no Velho Continente. Os europeus procuram jogadores neste perfil para reforçar a equipe, no entanto, uma possível oferta para o jogador do Santos apenas aconteceria após a negociação de Antony ou de David Neres para algum outro clube.

Destaque do Campeonato Brasileiro da última temporada, o meia-atacante Claudinho, que iniciou no Santos e atualmente defende as cores do Red Bull Bragantino, também está no radar do Ajax. O clube holandês também já sondou a situação do goleiro Hugo, do Flamengo.

Santos