PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro

Nascido Palestra Itália, Cruzeiro comemora centenário do seu primeiro jogo

Primeiro jogo do Cruzeiro, que foi fundado com o nome de Palestra Itália, aconteceu há exatos cem anos - Divulgação/Cruzeiro
Primeiro jogo do Cruzeiro, que foi fundado com o nome de Palestra Itália, aconteceu há exatos cem anos Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

03/04/2021 17h16

Os fatos apontam o dia 3 de abril como histórico para o Cruzeiro. Exatamente nesta data no ano de 1921 o Palestra Itália — nome original da Raposa — realizava o seu primeiro jogo oficial. Hoje, portanto, o clube celeste comemora cem anos da realização de sua primeira partida. Naquela ocasião o escrete formado por membros da colônia italiana que viviam em Belo Horizonte venceu o combinado de Villa Nova e Palmeiras, ambos da cidade de Nova Lima, por 2 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Nani.

O jogo aconteceu no estádio do Prado Mineiro, que hoje não existe mais, e no local funciona a sede da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro Prado, região Oeste da capital mineira.

"Os primeiros meses de fundação do Palestra Itália foram reservados para a resolução de situações burocráticas e de outras coisas como a escolha do material esportivo. E por ser um clube totalmente criado pela comunidade italiana, muitos atletas italianos de outras equipes da época escolheram jogar pelo Palestra Itália, o que acabou criando a lenda urbana de que o Palestra era resultado de uma dissidência do Yale. É uma inverdade esta afirmação porque o Yale seguiu jogando nos campeonatos até 1925", destacou o historiador e conselheiro do Cruzeiro, Anísio Ciscotto, em entrevista ao site oficial da Raposa.

"Com a grande vitória sobre o Villa Nova, que naquele jogo contou com alguns jogadores do Palmeiras, a Associação Mineira de Cronistas Esportivos convidou o Palestra Itália a fazer uma partida valendo uma medalha da associação, e o adversário escolhido por eles na época foi o Clube Atlético Mineiro. Acabamos também vencendo esse jogo, desta vez por 3 a 0, com dois gols de Atílio e um de Nani", completou Anísio.

O Cruzeiro completou cem anos de fundação no dia 2 de janeiro de 2021.

PALESTRA ITALIA 2 X 0 COMBINADO VILLA NOVA/PALMEIRAS

Motivo: Amistoso
Data: 3 de abril de 1921 (domingo)
Local: Estádio do Prado Mineiro, em Belo Horizonte (MG)
Público: 1.500 torcedores
Árbitro: Hermeto Júnior
Gols: 2 x Nani (Palestra Italia)

PALESTRA ITÁLIA: Nullo; Polenta, Ciccio, Quiquino, Américo e Bassi; Lino, Spartaco, Nani; Henriquetto e Armadinho

VILLA NOVA/PALMEIRAS: Ferreira; Marcondes, Ruanico, Cristóvão, Baiano e Oscar; Raimundo, Gentil e Badú; Damaso e Juá

Cruzeiro