Topo

Ceará elimina Sport e fica a um passo da próxima fase da Copa do Nordeste

Mendoza (à esq.) marcou um dos gols da goleada do Ceará na Ilha do Retiro - Divulgação/Ceará SC
Mendoza (à esq.) marcou um dos gols da goleada do Ceará na Ilha do Retiro Imagem: Divulgação/Ceará SC

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

03/04/2021 17h54

O Ceará ampliou sua invencibilidade na Copa do Nordeste, ficou a um passo da próxima fase do regional e aplicou uma goleada de 4 a 0 que eliminou o Sport da competição na tarde deste sábado (3), na Ilha do Retiro, em Pernambuco. Os gols da partida foram marcados por Gabriel Dias e Cléber ainda na primeira etapa do jogo e Mendoza e Pedro Naressi , no segundo tempo.

Com o resultado, a equipe alvinegra chega a 13 pontos, tendo 4 de vantagem para o último colocado na zona de classificação, o Sampaio Corrêa. O Sport, entretanto, terminou sua participação na rodada com apenas 5 pontos somados.

Leão não se intimida com Vozão

O Sport não se intimidou com o invicto Ceará. Precisando vencer a todo custo, a equipe pernambucana atacou logo nos primeiros minutos em lance após cobrança de falta. No primeiro lance de perigo, aos 3 minutos, a bola foi rasteira na área e depois de bate e rebate, Toró, aproveitou a sobra e bateu de primeira para o gol. Richard se esticou e mandou para escanteio. As investidas continuaram ao longo dos primeiros minutos com Neilton e Toró, restando apenas o contra-ataque para a equipe cearense.

Ceará abre o placar

O Sport foi quem mais tentou abrir o placar na primeira etapa, mas foi o Ceará quem conseguiu a proeza. Em um primeiro tempo marcado por poucas chances reais de gol, muita posse de bola e passes errados, o marcador foi inaugurado aos 30 minutos pelo Vozão após cobrança de escanteio de Vina. A bola desviou em Saulo Mineiro e ficou viva dentro da área, para Gabriel Dias estufar as redes de Luan Polli.

Vozão abre vantagem e se fecha

O Ceará achou o ponto fraco do Sport e mais uma vez aproveitou. Novamente em cobrança de escanteio aos 33 minutos, Vina mandou na área e Charles escorou para Cléber mandar de primeira para o gol de Luan Poli. Foi o 9º gol do atacante em seu 42º jogo pelo time cearense. Após o gol, o Sport tentou responder com ataques, mas a bola parava na defesa do Ceará, que se fechou para garantir o resultado.

Segundo tempo começou equilibrado

O Ceará mudou seu estilo de jogo apresentado ao final da primeira etapa e passou a atacar ainda mais o Leão em busca de ampliar ainda mais a vantagem no marcador no segundo tempo. Aos 14 e aos 22, Vina e Mendoza chegaram a ficar cara a cara com o goleiro da equipe pernambucana, mas não conseguiram aproveitar as chances. Por outro lado, o Sport, também tentou atacar a equipe cearense, mas sem conseguir finalizar.

Virou passeio

A pressão feita pelo Ceará na defesa do Sport surtiu efeito mais uma vez e a equipe ampliou novamente o marcador. Na jogada iniciada na intermediária, Lima avançou até a entrada da área do Leão e lançou para Mendoza, que dominou e mandou para o gol. No apagar das luzes, aos 45, o Ceará avançou no contra-ataque, Vizeu recebeu na área, cruzou e Pedro Naressi apareceu sem marcação para dar toquinho para o fundo do gol.

Quem foi bem

O goleiro Richard do Ceará realizou verdadeiros milagres na Ilha do Retiro. Entre as várias defesas que salvaram o Vozão de sair com uma vantagem menor contra o Sport, está o lance que aconteceu aos 4 minutos em que Patric cobrou escanteio e mandou na área, Marcão se jogou e cabeceou para a meta, mas Richard, há apenas dois metros de distância conseguiu responder com muita rapidez e espalmou.

FICHA TÉCNICA
COPA DO NORDESTE - 7ª RODADA
Sport 0 x 4 Ceará

Data: 03/04/2021 (Sábado)
Local: Ilha do Retiro/PE
Árbitro: Diego Pombo Lopez/BA
Auxiliares: Edevan de Oliveira Pereira/BA e Paulo de Tarso Bregalda Gussen/BA
Cartões amarelos: Betinho (SPO), Marcão Silva (SPO) e Adryelson (SPO)
Gols: Gabriel Dias (CEA), Cléber (CEA), Mendoza (CEA) e Pedro Naressi (CEA)

Sport: Luan Polli, Patric, Adryelson, Iago Maidana, Sander, Betinho, Marcão Silva (Ricardinho, Thiago Neves (Gustavo Oliveira), Neilton (Thiago Lopes), Toró (Dalberto) e Tréllez (Mikael). Técnico: Jair Ventura.

Ceará: Richard, Gabriel Lacerda, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco (Kelvyn), Oliveira, Charles (Pedro Naressi), Vina, Mendoza (Jorginho), Saulo Mineiro (Lima) e Cléber (Felipe Vizeu). Técnico: Guto Ferreira.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A ficha técnica informava erroneamente o placar de 3 a 0 para o Ceará. A vitória, na verdade, foi por 4 a 0. O erro foi corrigido.