Topo

Botafogo

Botafogo volta ao mercado e analisa nomes para suprir perdas no elenco

Marcelo Benevenuto, zagueiro do Botafogo, no clássico com o Flamengo - Vitor Silva/Botafogo
Marcelo Benevenuto, zagueiro do Botafogo, no clássico com o Flamengo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/04/2021 04h00

O técnico Marcelo Chamusca diz, deste início de temporada, que o Botafogo está "trocando o pneu com o carro em movimento". Porém, esse desafio pode ganhar um capítulo a mais. O Alvinegro volta a olhar o mercado após o adeus de nomes que vinham sendo titulares em 2021, e analisa ainda outras questões.

O zagueiro Marcelo Benevenuto foi anunciado pelo Fortaleza na noite da última quarta-feira. O volante Zé Welison tem negociações avançadas com o Sport, enquanto uma despedida do atacante Matheus Babi se mostra cada vez mais próxima.

O adeus do atacante marfinense Salomon Kalou, concretizado ontem (2), também representa um alívio na folha salarial e pode dar à diretoria um lastro para busca de novos nomes. Além disso, as situações dos goleiros Diego Cavalieri e Gatito Fernandéz estão indefinidas. Com salários considerados altos, eles também podem sair.

Desta forma, ao mesmo tempo que a diretoria tenta aproveitar as saídas para uma readequação financeira, busca peças para ocupar as lacunas e não deixar que o elenco fique desequilibrado.

"Temos atletas chegando com característica um pouco diferente do Zé Welison. Do Marcelo, vamos buscar. Vamos buscar as duas posições no mercado, mas com tranquilidade. Muitas opções já estão empregadas. Estamos analisando as possibilidades. Provavelmente, vamos buscar mais um zagueiro e mais um volante para compor essas saídas", disse Chamusca, após o empate com o Madureira, na última quarta-feira.

No caso de Babi, a perda pode ser mais sentida. O jogador, considerado titular absoluto desde a saída de Pedro Raul — vendido ao Kashiwa Reysol, do Japão — está valorizado e é alvo de propostas de Atlético-PR e Fluminense. O camisa 11 tem os direitos ligados ao Serra Macaense e, diante deste cenário, dificilmente permanece em General Severiano.

Para o setor, de imediato, há os jovens Rafael Navarro e Matheus Nascimento para disputar vaga. Porém, a cúpula já se movimenta para que, caso o destino de Babi seja, realmente, longe do Botafogo, possa chegar reforço.

Matheus Nascimento, inclusive, também foi tema da coletiva após o empate com o Tricolor suburbano, jogo em ficou não foi utilizado. Tido como uma das principais joias do clube e titular na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado, o jogador de 16 anos não vem tendo tantas chances quanto era o esperado neste começo de temporada.

"O Matheus Nascimento é um excelente jogador, de potencial extraordinário. É um atacante que, pela idade, tem um nível de maturidade muito alto, bom poder de finalização, movimentação... Mas é um atleta que está maturando. Precisamos ter calma, não pode atropelar. Infelizmente, só posso escalar 11 jogadores. Em alguns momentos, temos que optar. Dei alguns minutos para o Matheus e, agora, estou dando alguns minutos para o Navarro. É só uma questão de análise tática", explicou o treinador.

Até aqui, o Botafogo anunciou 12 reforços, em todos os setores. O mais recente foi o lateral-esquerdo Rafael Carioca.

Botafogo