Topo

Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar diz que times paulistas vão sofrer com calendário apertado

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

02/04/2021 19h17

Ainda que o Brasil passe agora pelo pior momento que já viveu nesta pandemia, a CBF decidiu não adiar o início do Brasileirão de 2021. Com isso, avalia o comentarista Mauro Cezar Pereira, os times cujos Estaduais sofreram (ou ainda sofrerão) paralisação vão sofrer com o calendário apertado —incluindo os paulistas.

"Os times terão que disputar jogos encavalados para cumprir esta agenda", reflete Mauro Cezar. "E é claro que isso vai prejudicar, porque não haverá tempo para treinar. Já os times dos Estaduais que continuaram, como o do Rio de Janeiro, terão um refresco maior, períodos maiores entre um jogo e outro", compara o blogueiro do UOL Esporte, concluindo que esta diferença pode ter impacto na competição.

A paralisação do Campeonato Paulista foi uma das medidas do Governo Estadual em meio ao colapso da saúde em São Paulo. A atual ocupação dos leitos de UTI no Estado, por exemplo, é de 91,7%. No entanto, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes buscam alternativas para jogar, seja organizando partidas às pressas em Volta Redonda-RJ ou tentando um "esquema de bolha".

Para Mauro Cezar, a urgência dos clubes se justifica pela emergência também financeira. "É importante cumprir a agenda [de jogos] porque é daí que vem o dinheiro dos patrocinadores, da televisão, os clubes têm que jogar. Já não tem bilheteria, e o mercado vive uma espécie de recessão por causa da pandemia, então os jogos na televisão são o que mantém as finanças dos clubes oxigenadas", opina.

Se não acabar adiado, o Brasileirão deste ano deve ter início em 30 de maio e durar até 5 de dezembro, em um calendário bastante apertado e com jogos paralelos à Copa América e outras datas-Fifa.