Topo

Dínamo de Kiev contrata ex-lateral Danilo Silva para 'abrasileirar' o time

Danilo Silva, brasileiro que fez história no Dínamo de Kiev - Gabriele Maltinti/Getty Images
Danilo Silva, brasileiro que fez história no Dínamo de Kiev Imagem: Gabriele Maltinti/Getty Images

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

02/04/2021 04h00

O Dínamo de Kiev quer "abrasileirar" o seu elenco. Sob comando do romeno Mircea Lucescu, grande fã do futebol brasileiro, a equipe ucraniana se prepara para repetir o rival Shakhtar Donetsk e atacar forte o mercado nacional. Para isso, o clube contratou o ex-lateral direito Danilo Silva como representante da equipe nas Américas.

Danilo atuou por oito temporadas no Dínamo de Kiev e conquistou duas vezes a liga ucraniana. Em entrevista recente, o ex-presidente do clube, inclusive, elegeu o brasileiro como sua melhor contratação e colocou o ex-jogador paulista na seleção de todos os tempos do Dínamo.

Revelado pelo Guarani, Danilo Silva jogou pelo São Paulo e estava no Internacional antes de acertar com o Dínamo de Kiev, em março de 2010. Retornou ao Inter em 2017 e, na temporada seguinte, acertou com o Los Angeles FC, da MLS, onde se aposentou no ano passado.

Nos últimos 11 anos, o Shakhtar — atual tetracampeão — levou o título ucraniano em nove oportunidades embalado justamente por Mircea Lucescu. O atual técnico do time de Kiev passou 13 temporadas com o Shakhtar e levantou o troféu do ucraniano em oito oportunidades.

Foi o romeno o responsável pela revolução brasileira na equipe de Donetsk, agora ele quer usar a mesma fórmula no rival nacional. O sucesso no Shakhtar foi tão grande que começou a ameaçar o domínio do Dínamo. Hoje, o clube de Kiev tem 15 taças e ainda é o maior campeão, mas viu o Shakhtar e sua legião de brasileiros — embalada pelo 'Alphaville ucraniano' — encostar com 13 troféus.

"A chegada do Lucescu trouxe, sim, mais possibilidades de contratações no mercado brasileiro. O objetivo final é sempre buscar as contrações mais corretas possíveis e minimizar os erros. O clube precisa de atletas que possam absorver a metodologia e a filosofia do treinador e do clube. O Dínamo me contratou para aperfeiçoar o trabalho de buscar jogadores no mercado brasileiro e nas Américas", explicou Danilo Silva ao UOL Esporte.

Atualmente, o Shakhtar possui 12 brasileiros em seu elenco. O clube se popularizou nos últimos anos como destino de diversos atletas de potencial. Vários deles fizeram escala na Ucrânia antes de brilharem em continente europeu: Fernandinho (Manchester City), Willian (Chelsea e Arsenal), Douglas Costa (Juventus e Bayern de Munique), Fred (Manchester United), Bernard (Everton), entre outros.

O Dínamo, por outro lado, sempre teve atletas brasileiros em seu elenco, mas em menor escala. As escolhas, porém, passaram longe de serem acertadas. A grande maioria dos atletas país contratado pelo clube do leste europeu acabou retornando ao Brasil, casos de Tchê Tchê (São Paulo), Vitor Bueno ((São Paulo)), Rodrigo (zagueiro, ex-Vasco), Guilherme (atacante, ex-Cruzeiro), Corrêa (volante, ex-Palmeiras), Betão (zagueiro, ex-Corinthians e hoje no Avaí) e Michael (meia, ex-Palmeiras e Flamengo).

Até quem teve certo sucesso no clube não despertou interesse das principais ligas europeias, como o meia Diogo Rincon e o atacante Kléber Gladiador. A ideia, agora, é mudar esse histórico.

"Meu desafio é garimpar, além de atletas em potencial para a equipe profissional, jovens talentos para a formação no modelo que o clube precisa. Mas isso envolve, além do lado técnico, o lado psicológico e o do atleta extracampo. Meu papel será ser o mais preciso possível e fazer toda essa análise e busca para ser o mais assertivo possível. Pensar no perfil do jogador/homem e como será a sua adaptação. Não podemos pensar apenas se o jogador é bom ou não. Há um grande estudo e análise minuciosa por trás de uma contratação", analisou Danilo.