Topo

Como foi a transmissão da Copa do Nordeste pelo TikTok

Copa do Nordeste terá primeiro jogo de futebol da história transmitido pelo TikTok - Reprodução
Copa do Nordeste terá primeiro jogo de futebol da história transmitido pelo TikTok Imagem: Reprodução

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

02/04/2021 11h14

Na última quarta-feira (31), a Copa do Nordeste inovou ao transmitir o primeiro jogo de futebol da história do TikTok. A partida vencida pelo Ceará por 2 a 0 contra o CSA teve 634 mil espectadores no total. Além disso, a conta oficial na plataforma da Copa do Nordeste ganhou 65 mil seguidores no dia da transmissão, com o vídeo de maior visualização atingindo 3,2 milhões de acessos.

Utilizando as ferramentas do TikTok, como figurinhas, animações, sons e memes, a transmissão se aproximou mais do público. O próximo jogo já será no próximo sábado (03), entre Sport e Ceará, às 16h.

"Para mim, a grande diferença foi mais a linguagem mesmo. O TikTok tem um público que aceita mais a descontração, então tivemos a liberdade para brincar sem esquecer do jogo, claro", conta o narrador Henrique Pereira.

Henrique e o comentarista Kelvin Maciel foram escolhidos justamente por serem usuários da plataforma, pela intimidade que possuem com as ferramentas. Ambos fizeram a transmissão de suas casas, enquanto a equipe do Nordeste FC estava no estádio.

"Existia muita expectativa envolvida justamente por ser novidade. Não tínhamos nenhum parâmetro, sabe? É claro que, para a primeira experiência, foi muito bom. Ainda temos que lapidar para que tenhamos a cara da plataforma, agradando ao seu público", continuou Henrique.

Conhecido pelas brincadeiras durante as transmissões, o alagoano também revelou que o projeto vinha sendo pensado desde o começo da edição atual da Copa do Nordeste. A promoção da partida em todas as redes sociais do regional também ajudou à divulgação facilitada, embora o público estivesse mais acostumado a transmissões de futebol tradicionais.

"Como os comentários estavam acontecendo em tempo real, percebi que tinham muitas brincadeiras chegando para a gente. Deu para perceber a maioria, mas caí em uma bem regional lá do Ceará e depois tive que pedir desculpas. As piadas da quinta série eu sei todas, mas não dá para ter todo o contexto", contou o narrador, aos risos.