Topo

Fábio defende pênalti e livra Cruzeiro de derrota para o Tombense

Felipe Augusto arrisca chute em Cruzeiro x Tombense - Alessandra Torres/AGIF
Felipe Augusto arrisca chute em Cruzeiro x Tombense Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 17h55

O Cruzeiro empatou com o Tombense por 0 a 0, hoje (1º), no Mineirão, na retomada do Campeonato Mineiro. Em uma partida com dois tempos distintos, sobrou para o goleiro Fábio assegurar o empate para o time celeste na partida válida pela sexta rodada. Ele defendeu uma cobrança de pênalti e evitou a terceira derrota cruzeirense na competição.

Com o resultado, o Cruzeiro chegou a oito pontos e continua fora da zona de classificação para as semifinais. Já o Tombense tem um ponto a menos.

Essa foi a segunda partida consecutiva sem vitória do Cruzeiro no Estadual. Antes do empate com o Tombense, a equipe dirigida por Felipe Conceição havia perdido para o América-MG por 1 a 0. Agora, o time vai em busca de recuperação contra o Boa Esporte, no próximo domingo (4), em Varginha (MG). O Tombense jogará no mesmo dia contra o Athletic em casa.

O melhor: Fábio

O goleiro não foi muito exigido durante os 90 minutos, mas o Cruzeiro só sai do Mineirão com um ponto por causa de seu ídolo. Na reta final da partida, Fábio defendeu uma cobrança de pênalti que evitou a vitória do Tombense. Nos últimos minutos, ele voltou a aparecer com mais duas boas defesas.

Ataque inoperante

O setor ofensivo segue como um problema para o Cruzeiro na temporada 2021. O time mineiro marcou apenas cinco vezes em sete partidas. E além disso, não vem mostrando um futebol que envolva as defesas adversárias. No Campeonato Mineiro, foram apenas quatro gols em seis jogos.

Sem perigo ao gol

O primeiro tempo contra a Tombense foi a prova do desempenho ruim. Nos primeiros 30 minutos, o Cruzeiro rondou a área adversária, mas não ofereceu perigo ao goleiro Felipe. A melhor chance saiu aos 26 minutos, quando Bruno José girou sobre a marcação e arriscou chute de fora da área para fácil defesa no centro do gol.

Felipe salva uma vez

Apesar de não ter trabalhado muito, o goleiro do Tombense fez uma grande defesa que evitou o gol que abriria o placar para o Cruzeiro. Após erro na saída de jogo, a bola chegou a Rafael Sóbis, que lançou para Felipe Augusto. Livre, ele chutou forte no alto e viu Felipe evitar o gol aos 38 minutos.

Tombense não faz melhor

O time do interior, por sua vez, também não fez por merecer nada além do 0 x 0. Foram apenas três chegadas com perigo. Na melhor delas, aos 29 minutos, após cobrança de falta, Pablo desviou de primeira por cima do gol de Fábio.

Muda tudo no 2º tempo

Tudo o que não aconteceu no primeiro tempo parece ter sido deixado para a segunda metade da partida. A entrada de Airton em lugar de Felipe Augusto parece ter sido fundamental para o Cruzeiro. Logo aos 2 minutos, o atacante arriscou chute do lado esquerdo da área e obrigou Felipe a fazer grande defesa. Depois disso, o time celeste ainda acertou a trave, com Matheus Barbosa, e viu o goleiro adversário fazer mais três defesas. Tudo isso antes dos 10 minutos.

Tombense também se atreve

Após os primeiros dez minutos eletrizantes, o Cruzeiro parou e não assustou muito a defesa adversária. Enquanto isso, o Tombense aumentou seu ritmo. Embora tivesse dificuldade para finalizar, encontrou espaços na defesa celeste e criou boas jogadas de ataque. Nenhuma delas, porém, foi capaz de vencer o goleiro Fábio.

Veterano salvador

Aos 40 anos, o ídolo Fábio apareceu na reta final da partida para salvar o Cruzeiro de mais um vexame no Campeonato Mineiro. O goleiro defendeu uma cobrança de pênalti de Paulinho Dias aos 29 minutos, caindo no canto direito e encaixando a bola. No lance da penalidade, Jhemerson havia recebido cruzamento da esquerda e chutado para o gol. Na trajetória, a bola bateu no braço de Alan Ruschel, que acabou expulso.

Sóbis em jejum

Atuando como titular diante da Tombense, Rafael Sóbis definitivamente não vive boa fase e sai de campo mais uma vez sem gol. O centroavante ainda não marcou nenhuma vez na temporada 2021 e já vive dois meses de jejum. O último tento anotado por Sóbis aconteceu no dia 20 de janeiro, na vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Operário-PR pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Moreno é desfalque

O Cruzeiro não contou com um importante jogador do setor ofensivo diante da Tombense. O centroavante Marcelo Moreno disputou dois amistosos pela seleção boliviana nesta semana e não se reapresentou a tempo. A última partida aconteceu na segunda-feira (29), em Guayaquil, na derrota por 2 a 1 para o Equador. Moreno também jogou na derrota para o Chile, por 2 a 1, e marcou o gol dos bolivianos.

FICHA TÉCNICA

Cruzeiro 0 x 0 Tombense
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 1º de abril de 2021 (quinta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Magno Arantes Lira
Cartões amarelos: Alan Ruschel (Cruzeiro); Everton Galdino e Alípio (Tombense)
Cartões vermelhos: Alan Ruschel (Cruzeiro)

Cruzeiro: Fábio; Cáceres, Ramon, Manoel, Alan Ruschel; Adriano, Matheus Barbosa, Marcinho (Claudinho); Bruno José (William Pottker), Rafael Sóbis (Thiago), Felipe Augusto (Airton). Técnico: Felipe Conceição

Tombense: Felipe; David, Wesley, Matheus Lopes, João Paulo; Rodrigo, Pablo (Daniel Amorim), Paulinho Dias, Everton Galdino, Matheus Paquetá (Jhemerson); Rodrigo Carioca (Alípio). Técnico: Bruno Pivetti