Topo

Fluminense

Roger indica mudança no Flu após erros no clássico: "precisamos equilibrar"

Roger Machado indicou mudanças no Fluminense após erros no clássico com o Vasco - Lucas Merçon/Fluminense FC
Roger Machado indicou mudanças no Fluminense após erros no clássico com o Vasco Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/03/2021 00h28

O Fluminense ficou só no empate com o Vasco pelo Campeonato Carioca, e o resultado ligou o sinal de alerta no clube. O técnico Roger Machado admitiu erros repetidos e falou em tom de mudanças para ajustar o time, que cedeu muitos espaços e finalizou pouco no jogo.

"A forma como a gente ataca determina como a gente defende. Se já tenho dois de frente, um meia e os volantes acima da linha da bola, além dos laterais, vou ter menos jogadores para pressionar a saída e a transição. É pouco", resumiu Roger.

O treinador não adiantou se mudará peças entre os titulares, mas sabe que as falhas contra o Cruz-Maltino não podem se repetir. Seja com mais um jogador de características defensivas ou uma mudança na estrutura, o Tricolor não deve seguir igual para os próximos jogos.

"Precisamos equilibrar, encontrar isso a partir da troca do sistema ou da característica de algum jogador para atacar com volume mas sem sofrer contra-ataques como estamos sofrendo. Parece que estamos fazendo uma briga de rua, estamos cedendo muitos espaços. Não vai ser sempre que o adversário não vai aproveitar as chances no contra-ataque", disse.

A maioria das falhas do Fluminense aconteceu na primeira etapa, quando a equipe não teve boa atuação. Logo na volta do intervalo, o Tricolor empatou o placar e melhorou no jogo, mas voltou a errar.

"Jogo foi equilibrado no primeiro tempo. A gente se equivocou em saídas pelo centro do campo. O Vasco fazia a pressão nos laterais e a gente não conseguia construir, devolvia a bola para eles nos contra-atacarem. Com a mexida no intervalo, com o Biel [Gabriel Teixeira], a ideia era levar vantagem na individualidade e no ataque pelas pontas. No final do jogo, foi muito parecido com a última partida. Não finalizávamos e tomávamos contra-ataque com inferioridade numérica. Vamos buscar o equilíbrio. Sobretudo na parte mais contundente do jogo, na área do adversário, estamos desprotegidos atrás da linha da bola. Vamos procurar corrigir isso", destacou.

Como o objetivo do Flu em 2021 é a disputa da Libertadores, o clube está ativo no mercado da bola em busca de soluções. Roger afirmou que existem negociações em "estágio avançado".

"A gente tem feito duas ou três reuniões por semana. Não é tão fácil, as questões de acerto e prospecção de jogadores no mercado. Já temos opções mapeadas, estágio avançado em negociações e esperando respostas concretas. O mercado está difícil e estamos buscando peças pontuais para reforçar o elenco. Estamos trabalhando muito para resolver algumas questões e tenhamos tempo hábil para encorpar o grupo para o Estadual e para a Libertadores", afirmou.

Alguns dos equívocos do Tricolor no jogo, entretanto, foram ossos do ofício em um time jovem, de acordo com o treinador. De todo jeito, Roger Machado afirmou que a equipe trabalhará para corrigir o que vem dando errado, ainda que tenha mais uma vez dado destaque à boa entrada de jovens como Kayky e Gabriel Teixeira.

"Com os jovens em campo, que levam a vitalidade, a irreverência naturalmente também tem a irresponsabilidade, a ansiedade, o erro nas tomadas de decisão. É importante dar rodagem para eles para que saibam melhor a forma de diagnosticar esses movimentos. O Kayky fez uma grande jogada e não finalizou. Mesmo que errasse, podia ser um rebote ou mandasse para fora e não gerasse contra-ataque. Muitas vezes paramos nas tomadas de decisão erradas. Essas decisões só a maturidade e os ajustes táticos vão dar, mas é algo sim a corrigir. A melhor oportunidade de finalizar tenho que acabar com a jogada. Tem uma parte do jogo importante que é emocional. Não adianta ter a bola sempre mas não finalizar, isso passa a ideia de que não está funcionando o sistema. Posse de bola é meio, não é fim", sintetizou.

Fluminense