Topo

Protagonista no Avaí, Valdívia fica livre e atrai atenção do mercado

Valdívia recuperou seu futebol atuando pelo Avaí e recebeu sondagens - Divulgação/Avaí
Valdívia recuperou seu futebol atuando pelo Avaí e recebeu sondagens Imagem: Divulgação/Avaí

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/03/2021 11h25

Valdívia reencontrou seu futebol. Com sequência de oportunidades, foi um dos destaques da campanha do Avaí na temporada passada, que chegou perto de atingir o objetivo de retorno à Série A. O meia-atacante, hoje aos 26 anos, tem vínculo se encerrando nesta quinta-feira (1º), ainda não definiu futuro e atrai atenção do mercado da bola.

O Avaí terminou a Série B em nono, seis pontos atrás do último que conquistou vaga na elite para esta temporada. Valdívia esteve em campo em 33 dos 38 jogos do time catarinense na competição.

Ao todo, na temporada passada foram 45 jogos com sete gols e sete assistências. Foi o maior número de partidas desde a temporada 2015, quando brilhou pelo Inter.

Ainda importante na equipe, ele já disputou cinco jogos na atual temporada. Porém, seu vínculo se aproxima do fim. O contrato inicial no clube iria até o fim do ano passado, mas foi prorrogado por período curto em razão da mudança de calendário ocasionada pela pandemia de novo coronavírus.

Segundo apurou o UOL Esporte, Valdívia tem sondagens do futebol português e de clubes do mercado brasileiro.

O total de participações pelo Avaí aponta 50 jogos, sendo 40 como titular. São mais de 3.500 minutos em campo. Valdívia foi o artilheiro do time em 2020 e líder em assistências.

A trajetória dele começou promissora no Inter. Com as primeiras oportunidades em 2013, o 'Poko Pika' se firmou no elenco principal em 2014, com apenas 19 anos. Em 2015 viveu o ápice, sendo um dos principais destaques do time na campanha da Libertadores, cuja eliminação ocorreu apenas na semifinal. Naquele ano foram 19 gols em 53 partidas.

Mas em seguida veio uma grave lesão que o afastou dos gramados por um longo período. Peça importante na seleção olímpica até então, ele acabou ficando fora dos Jogos do Rio de Janeiro, mas ainda assim ganhou a medalha de ouro, conquistada pela seleção.

Em 2016 foram 32 jogos e quatro gols marcados. Na sequência vieram empréstimos ao Atlético-MG, São Paulo, Al-Itttihad, da Arábia Saudita, e Vasco, antes do período no Avaí.

Já sem ligação ao Inter, o jogador pode negociar com qualquer equipe para encaminhar seu futuro.