Topo

Fla fecha pré-temporada e mira embalo por ritmo em decisão contra Palmeiras

Jogadores do Flamengo fazem trabalho de recondicionamento físico no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal/Flamengo
Jogadores do Flamengo fazem trabalho de recondicionamento físico no Ninho do Urubu Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/03/2021 04h00

Foram 22 sessões de treinos espalhadas em 14 dias de trabalho e um tempo valioso para Rogério Ceni, enfim, imprimir sua marca em dias dedicados apenas às atividades técnicas e físicas no Flamengo.

Após muito suor no Ninho do Urubu, chegou ao fim a pré-temporada dos titulares do octacampeão brasileiro, que aquecem as turbinas para iniciar mais um ano com a expectativa alta por novas conquistas.

Amanhã (31), o time encara o Bangu, 21h, em Volta Redonda, pelo Carioca, de olho em ritmo de jogo e em ajustes que visam o jogo diante do Palmeiras, em 11 de abril, pela Supercopa do Brasil. Depois do Alvirrubro, a equipe ainda pega Madureira e Vasco, mas toda esta primeira parte do planejamento está voltada para o duelo diante dos paulistas, o primeiro grande objetivo de 2021.

Na Gávea, esse período de aprimoramento foi festejado pela área científica do clube, mas é consenso de que há necessidade de um pouco mais de tempo para que o grupo de jogadores chegue ao ápice. Em um primeiro momento, a decisão da taça que reúne os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil é a meta no horizonte e todo o roteiro foi traçado para que os rubro-negros cheguem para esta decisão ao menos perto do auge.

"A gente sabe que mesmo jogando uma final no dia 11, nossa equipe não vai estar no ápice da sua performance. A curva de preparação requer um tempo. Estamos fazendo isso de maneira gradual. A gente vai continuar nesse período aproveitando ao máximo o tempo que a gente tem com menos jogos para que a gente chegue bem fisicamente nas competições mais importantes", disse o médico Márcio Tannure, gerente de Saúde e Alto Rendimento do Fla.

O preparador físico Danilo Augusto reforçou a importância deste espaço de tempo, elogiou a entrega dos atletas, mas também prevê que os seus comandados ainda precisarão de mais ritmo de jogo para chegarem no ponto desejado:

"É importante e necessário que o atleta realize algumas partidas para que concluamos o período de preparação. Adquira o chamado ritmo. Então, as cargas de jogo são extremamente importantes neste momento para que o atleta alcance seus melhores resultados. Em torno de quatro ou cinco rodadas, eles adquirirão o desempenho esperado durante os 90 minutos em alta intensidade. É o que acredito. Evidentemente que o ideal é ter mais dias de trabalho numa pré-temporada, próximo a quatro semanas, mas a estrutura do Flamengo também ajuda a encurtar o caminho."

Como parte do plano traçado pelo departamento de futebol, Ceni também volta ao banco de reservas contra o Alvirrubro. Para dar ao treinador mais tranquilidade no reinício da jornada, o Fla definiu por deixar o profissional voltado quase que exclusivamente a este momento de ajuste fino antes do início das competições de maior peso.

No jogo de amanhã, a torcida do Flamengo já verá no Raulino de Oliveira um time bem mais próximo daquele que foi base na jornada pelo octa. Dos titulares absolutos, a tendência é que Rodrigo Caio siga em recuperação de sua lesão muscular na coxa. Por outro lado, o goleiro Diego Alves, que desfalcou o Rubro-Negro na reta final do Brasileirão, está curado de um problema também na coxa e deve reassumir a camisa 1.

"Uma boa pré-temporada é fundamental e diz muito de como vai ser sua temporada. No Brasil, por questões do calendário e por não se preocupar com questões científicas, não dão a importância necessária, infelizmente", encerrou Tannure.