Topo

Internacional

Inter: Shakhtar cede, e volta de Taison depende do preço de Vinicius Tobias

Taison tem acerto para retornar ao Internacional e clube busca antecipar liberação - Ricardo Duarte/Inter
Taison tem acerto para retornar ao Internacional e clube busca antecipar liberação Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/03/2021 04h00

O Shakhtar Donetsk parecia irredutível no início, mas já não é tão firme assim. O clube ucraniano considera aceitar o anseio do Inter e antecipar a liberação de Taison, mas isso dependerá do valor atribuído a Vinícius Tobias e das condições de negócio dele.

Como apurou o UOL Esporte, o clube do leste europeu vê no promissor lateral direito a reposição necessária para ceder Taison antes do fim do contrato — que vence no meio deste ano. Mas o modelo para fechar negócio não está estabelecido.

As conversas que tomarão a semana têm por objetivo achar um valor intermediário entre o que o Inter espera receber por Tobias e o Shakhtar pretende pagar. Os europeus atribuem preço de 6 milhões de euros (R$ 40 milhões na cotação atual) ao jovem, cuja saída só pode ocorrer no meio do ano que vem, quando tiver completado 18 anos. O Inter entende que ele valeria ao menos 10 milhões de euros (R$ 68 milhões na cotação atual).

Tobias é tratado como uma das principais promessas da base vermelha. Outros clubes do Velho Continente acompanham o jogador há bastante tempo e manifestaram interesse de contar com ele. Entre os gigantes que seguem Tobias estão: Juventus, Manchester City e Real Madrid.

O Colorado tem um acerto com Taison. Na última semana, uma "carta de notificação" foi enviada ao Shakhtar manifestando o desejo de antecipar a chegada dele. Neste momento, Taison é uma realidade, que se concretizará, na pior das hipóteses, ao fim de seu contrato.

"O Taison faz parte de um grupo de jogadores que temos interesse", admitiu Miguel Ángel Ramírez após o último jogo.

A ideia de contar com o atleta antes do encerramento da ligação na Ucrânia se dá, também, pelo prazo legal. A janela de transferências brasileira estará fechada quando o vínculo terminar por lá, fazendo com que ele só possa atuar pelo Inter a partir de agosto.

Taison nunca escondeu o desejo de voltar ao Colorado. Atualmente, o jogador interage repetidamente com o clube nas redes sociais, como se contasse os dias para atuar novamente no Beira-Rio, pelo clube que o projetou ao futebol.

Com 33 anos, o atacante manteve relevância intocada no Shakhtar, até optar por sair. Recentemente, foi afastado pois discutiu com o treinador. Ele já informou à direção do clube que não irá permanecer. Na atual temporada foram 24 jogos e dois gols.

Internacional