Topo

Vasco

Morato herda camisa 10 de Benítez no Vasco: "Levo o desafio ao pé da letra"

Atacante Morato foi oficialmente apresentado pelo Vasco da Gama nesta segunda-feira (29) - Rafael Ribeiro / Vasco
Atacante Morato foi oficialmente apresentado pelo Vasco da Gama nesta segunda-feira (29) Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/03/2021 13h32

O Vasco apresentou na manhã de hoje (29) seu quinto reforço para a temporada. Trata-se do atacante Morato, de 28 anos, que herdou a camisa 10 anteriormente vestida por Martín Benítez, que se transferiu para o São Paulo.

O jogador já havia chegado a um acordo com o Cruzmaltino, mas preferiu se recuperar das dores no púbis antes de se apresentar e assinar o contrato de empréstimo até o fim de 2021. Ele pertence ao Red Bull Bragantino.

"Como não fica bem uma camisa dessa? (risos) Para mim é um prazer, de verdade, poder vestir a camisa que esses caras fizeram história. Eu levo o desafio ao pé da letra. Se eles estão aí, quem sabe eu não seja mais um camisa 10 a fazer história no Vasco? Mas calma, eles são ídolos, eu tenho os meus e sei que a história deles não foi construída da noite para o dia", declarou em entrevista coletiva virtual feita pela Vasco TV.

Morato tinha outras propostas, como do Cruzeiro e do Coritiba, mas preferiu escolher o Vasco. Ele enalteceu a história do Cruzmaltino mesmo neste momento de dificuldade.

"É o Vasco, cara. É o Club de Regatas Vasco da Gama, não tem muito o que dizer, não. Além do projeto desse cara aqui (Alexandre Pássaro, diretor-executivo), meu amigo, que se tornou próximo. Acreditei naquilo que ele me passou. Mas (o motivo) é o Vasco, com certeza. Falou mais alto que muitas outras propostas que recebi nesse período", disse.

Segundo o diretor-executivo de futebol, Alexandre Pássaro, o Vasco deve ter mais um ou dois reforços nos próximos dias:

"É natural que estejamos em busca de reforços. A gente deve ter mais um ou dois jogadores chegando para esse momento. A nossa reconstrução é constante. Mas agora com a chegada desses jogadores o Vasco começa a ganhar uma cara, uma identidade. Ainda não tivemos todos a disposição, por escolha nossa e estratégia, pensando em momentos chaves mais à frente. Naquele momento pós-estadual, vamos buscar peças pontuais, de acordo com nossas observações em relação ao elenco. Mas nesse momento devem chegar mais um ou outro reforço para o estadual".

Atacante Morato "herdou" a camisa 10 de Martín Benítez no Vasco. Contrato é de empréstimo até o fim da temporada - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Atacante Morato "herdou" camisa 10 de Benítez no Vasco. Contrato é de empréstimo até o fim da temporada
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Veja outros tópicos da entrevista de Morato

Opção pelo Vasco

"Não é uma decisão difícil de tomar. Quantos títulos e jogadores jogaram com essa camisa? A gente joga bola porque ama. Quem não quer jogar em uma equipe gigantesca, independente do momento que vive. Estou muito feliz e otimista com o projeto que o Pássaro me mostrou, com a estrutura do CT. É um orgulho imenso estar aqui".

Dupla com Cano

"Não só com Cano, mas com todos companheiros, mas espero me entrosar de forma mais rápida o possível. Que seja um trio, um quarteto, esperamos dar muitas alegrias ao torcedor do Vasco".

Avaliação da equipe no Carioca

"Em relação à equipe, é um momento de reconstrução. Tem que ter um pouco de paciência. Precisamos de tempo, faz parte do processo. Hoje não estamos legal na competição, mas o torcedor leva em consideração esse período de reconstrução, nova gestão, novos jogadores, mas tem tudo para as coisas acontecerem".

Disputa por vaga no ataque

"Em relação à galera lá da frente, o mínimo que eu espero é que o nível de competitividade aumente. Se todo mundo quer jogar, todo mundo vai ter que suar. Vambora! Isso eleva o nível de exigência do grupo, só quem tem a ganhar é o Vasco.

História pessoa e história do Vasco

"A história do Vasco é única e incomparável. Foi um clube pioneiro na luta contra o racismo, tem uma história bacana, grandes ídolos. O estádio foi construído graças aos seus torcedores. Estou chegando agora, sei um pouquinho disso e isso é bonito demais, o torcedor aqui se faz presente desde o início da história do Vasco. A minha vida foi de muita dificuldade. Sabe como é: ser jogador, ser carente, de periferia, luta dia a dia contra o sistema e situações que encontra no meio do caminho. Nossas histórias são de luta, e continuamos lutando, mas agora juntos. Vamos unir forças e fazer o Vasco vencedor".

Vasco