Topo

Real Madrid

Júlio Baptista sobre Real galáctico: "Nos sentíamos como estrelas do rock"

Julio Baptista, meia no Real Madrid - Getty Images
Julio Baptista, meia no Real Madrid Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 04h00

Multidões aglomeradas em aeroportos ou portas de hotéis, cartazes e muita euforia. Era assim a recepção para o Real Madrid em viagens após a chegada de David Beckham ao clube. As cenas foram exibidas no documentário "Galácticos", produzido pela ESPN. A série de três episódios retrata os anos nos quais o clube espanhol contou com uma legião de craques no elenco.

"Nós nos sentíamos como se fossemos estrelas do rock", resumiu no filme o brasileiro Júlio Baptista, que atuou pelo clube espanhol entre 2005 e 2008. "Era como os Beatles", acrescentou o ex-zagueiro Paco Pavón.

Beckham foi contratado pelo Real Madrid em 2003, permanecendo no clube até 2007. A chegada do astro inglês elevou o status dos merengues não só em campo, mas também fora dele.

"O Real Madrid sempre atraiu muitos fãs, mas com o Beckham isso triplicou", disse o ex-zagueiro Iván Helguera. "Era impressionante o que ele atraía", completou o atacante Javier Portillo.

Muita coisa mudou no período, principalmente nos compromissos fora de campo. Jogadores passaram a ter agenda repleta de eventos, além das obrigações esportivas. Isso, claro, causou estranhamento nos atletas.

"Os jogadores não estavam acostumados com isso. Foi um desafio para os jogadores encarar esse novo mundo que eles consideravam muito agressivo", analisou Jorge Valdano, diretor esportivo do clube à época.

Apesar de todo o glamour, dentro de campo, o time não trouxe os resultados esperados. O clube passou duas temporadas consecutivas sem alcançar nenhum título durante o período "galáctico".

"Estávamos com jet leg em todos os lugares (...) Não estávamos treinando, nem correndo, nem jogando", disse o ex-meia Steve McManaman.

A principal reunião dos maiores jogadores da época não rendeu os frutos que os espanhóis esperavam, afinal, o time não engrenou em campo e os títulos mais cobiçados não foram conquistados naqueles anos.

Real Madrid