Topo

Paulista - 2021

Federação Paulista e clubes criarão "bolha" para tentar retomar futebol

Atual edição do Paulistão foi paralisada após o governo estadual proibir partidas de futebol na região - Fernando Moreno/AGIF
Atual edição do Paulistão foi paralisada após o governo estadual proibir partidas de futebol na região Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 13h07

A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou a criação de uma "bolha" para fazer com que o Paulistão 2021, que foi paralisado há duas semanas após medidas do governo estadual, seja totalmente retomado.

Em um comunicado divulgado no início da tarde de hoje, a entidade decidiu também, em acordo com os 16 clubes participantes do torneio, endurecer outras medidas do atual protocolo, como a realização de um maior número de testes RT-PCR. O novo documento é uma tentativa de convencer o Ministério Público do Estado a liberar a volta do campeonato.

A utilização de "bolhas" para o isolamento de atletas já foi vista nos EUA com a realização das fases finais da NBA, ainda em 2020. O modelo foi considerado um sucesso pelos especialistas.

O item "Manter os atletas em 'Ambiente Controlado' ('Bolha like'), entendido como local onde os riscos são monitorados e minimizados" é o primeiro de 12 listados pela entidade. Neste caso, as equipes ficam isoladas em centros de treinamento ou hotéis, com deslocamentos apenas para os estádios.

Entre as outras medidas, está a obrigatoriedade de o médico do clube mandante "informar ao Comitê Médico da FPF sobre a existência de vagas hospitalares e disponibilidade de leitos de UTI em hospital da cidade, para eventual caso de emergência médica durante a partida."

Há ainda um item que diz que "todos que tiverem que entrar na concentração deverão ser testados nas 24 horas antecedentes", além dos já tradicionais exames antes e depois de partidas - com um intervalo de, no máximo, três dias entre os testes.