Topo

Real Madrid

R. Carlos sobre chegada de Luxa ao Real "Galáctico": "Não conhecia o clube"

Técnico Vanderlei Luxemburgo durante passagem pelo Real Madrid - Mike Egerton - PA Images via Getty Images
Técnico Vanderlei Luxemburgo durante passagem pelo Real Madrid Imagem: Mike Egerton - PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/03/2021 04h00

A passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Real Madrid foi assunto no documentário "Galácticos", produzido pela ESPN. A série de três episódios retrata os anos nos quais o clube espanhol contou com uma legião de craques no elenco. O período de Luxa pelo Santiago Bernabéu, no entanto, parece não ter deixado boas lembranças. Ele esteve à frente da equipe merengue ao longo de 2005.

Durante o filme, o ex-lateral Roberto Carlos disse que o técnico "não conhecia o clube" e citou um episódio envolvendo bebidas na concentração.

"Ele [Luxemburgo] veio de uma escola sul-americana para o futebol europeu. Ele não conhecia muito bem o clube. Nós tínhamos o costume de chegar na concentração e, antes do jantar, tomar a nossa cervejinha e o nosso vinho. Quando o Vanderlei chegou, ele tirou primeiro a cerveja e depois tirou as garrafas de vinho", contou o ex-jogador, que atuou no Real entre 1996 e 2007.

"Eu e o Ronaldo, nós falamos: 'Professor, eles [estrangeiros] têm os costumes deles aqui... Tenta não mudar, não, senão a gente vai ter problemas'", acrescentou.

Mas, ao que tudo indica, o problema não se deu somente pelas regras definidas pelo técnico brasileiro. As escolhas de Luxa dentro de campo também foram questionadas por alguns jogadores.

"Um treinador tem que deixar seus jogadores fazerem o que sabem fazer, deixá-los jogar. Com os jogadores do Real Madrid, se você lhes diz constantemente o que fazer, isso é um problema", avaliou o ex-zagueiro Ivan Helguera.

"No futebol é muito fácil ver quando as coisas não funcionam. E quando algo não funciona, é bem evidente", acrescentou o ex-atacante Fernando Morientes.

Ao todo, foram 340 dias de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid. Em 45 partidas oficiais, ele teve 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. O técnico deixou o clube sem nenhum título.

Foram cinco competições disputadas. Em duas edições do Campeonato Espanhol, comandou o Real em 36 jogos, vencendo 24, empatando quatro e sofrendo oito derrotas.

Em duas participações na Liga dos Campeões, conseguiu quatro vitórias, um empate e duas derrotas —a principal delas, a eliminação para a Juventus nas oitavas de final da temporada 2004-05.

Real Madrid