PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Nordestão: Gilberto faz quatro, e Bahia goleia Altos para assumir liderança

Bahia goleou o Altos pela sexta rodada da Copa do Nordese - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia goleou o Altos pela sexta rodada da Copa do Nordese Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

28/03/2021 17h57

Classificação e Jogos

O Bahia aplicou mais uma goleada na Copa do Nordeste. Dessa vez, a vítima foi o Altos-PI, que perdeu por 5 a 0 na tarde deste domingo (28) em partida válida pela sexta rodada do regional, disputada no Estádio Pituaçu, em Salvador. O homem do jogo foi o atacante Gilberto, que marcou quatro vezes e agora é o artilheiro da competição. Além dele, Rodriguinho também balançou a rede e encerrou a goleada. O Esquadrão assume momentaneamente a liderança do Grupo A, com 10 pontos. O Altos, por outro lado, só venceu uma vez na competição e está na sexta colocação do Grupo B.

Pênalti e gol nos primeiros minutos

O Bahia começou a partida com uma postura bem diferente daquela que apresentou contra o CSA, na quinta rodada. Com um minuto de jogo, a equipe chegou duas vezes pelo lado direito. O gol que abriu o placar, no entanto, saiu aos 5 minutos após Marcelo derrubar Gilberto na grande área e ser assinalado pênalti. O centroavante mesmo marcou e colocou o Esquadrão na frente do placar.

Virou passeio

Não demorou muito e, quatro minutos depois de abrir o placar, Gilberto voltou a marcar para o Bahia. Rodriguinho conseguiu levar a melhor entre os marcadores, tocou para Gilberto na entrada da grande área, e ele chutou forte para fazer o segundo dele na partida. Não bastasse dar assistência, Rodriguinho também deixou o dele e durante jogada de velocidade do tricolor aos 20 minutos, Rossi cruzou do lado direito e o camisa 10 apareceu sozinho para marcar.

Altos fica desestabilizado

Levar três gols em 20 minutos de jogo pesou no psicológico da equipe piauiense, que praticamente perdeu sua organização inicial na defesa, deixando, inclusive, de aproveitar oportunidades para contra-atacar. O único lance de perigo da equipe durante todo o primeiro tempo saiu aos 39 minutos, com Klenisson que recebeu na entrada da grande área e chutou forte, mas a bola tocou a rede pelo lado de fora.

Mais um pênalti, expulsão e gol

O Esquadrão não estava satisfeito e continuava chegando com perigo, principalmente pelo lado direito, mas não conseguiu voltar a finalizar no gol. Ainda aos 49 minutos da primeira etapa, o zagueiro Rafael Araújo derrubou Gilberto na grande área e foi expulso do jogo. O defensor ainda tentou se justificar com a arbitragem, mas ficou só na bronca e teve que deixar o campo, terminando de complicar ainda mais a vida do técnico Fernando Tonet. Na cobrança, Gilberto chutou e marcou seu terceiro gol na partida.

Bahia diminui o ritmo no segundo tempo

A equipe baiana diminuiu o ritmo na segunda etapa do jogo e já não conseguia mais finalizar as jogadas como no primeiro tempo. A mudança de postura do Bahia permitiu que o Altos pudesse trabalhar um pouco mais a redonda nos passes errados do Esquadrão, mesmo assim, a equipe não conseguia furar o bloqueio da defesa.

Gilberto marca o quarto e assume artilharia

Gilberto marcou mais uma vez na partida e assumiu a liderança da artilharia da Copa do Nordeste, com quatro gols no regional, empatado com o atacante Dellatorre, do CSA. Em mais um passe de Rossi, aos 15 minutos da segunda etapa, o atacante ficou na cara do gol, dominou e chutou sem defesa para Marcelo

FICHA TÉCNICA
COPA DO NORDESTE - 6ª RODADA
Bahia 5 x 0 Altos

Data: 28/03/2021 (Sábado)
Local: Pituaçu (BA)
Árbitro: Luiz César de Oliveira/CE
Auxiliares: Antônio Renan Aguiar/CE e Yuri Rodrigues/CE
Cartões amarelos: Klenisson (ALT)
Cartões vermelhos: Rafael Araújo (ALT)
Gols: Gilberto (BAH), aos 5' 1º T (1-0) e 9' 1º T (2-0); Rodriguinho (BAH), aos 20' 1º T (3-0) e Gilberto (BAH), aos 45' 1º T (4-0) e aos 15' 2º T (5-0)

Bahia: Douglas Friedrich, Nino Paraíba (João Pedro), Conti, Lucas Fonseca, Matheus Bahia, Edson (Ramon), Patrick de Lucca, Daniel, Rossi (Alesson), Gilberto e Rodriguinho. Técnico: Dado Cavalcanti.

Altos: Marcelo, Gean, Reinaldo Lobo, Rafael Araújo, Nickson (Ronan), Netinho (Jorginho), Dos Santos, Juninho Arcanjo (Roger Gaúcho), Klenisson (Leandro Amorim), Manoel e Betinho. Técnico: Fernando Tonet.

Futebol