Topo

Corinthians

Após semana de sustos, Corinthians aproveita folga e aguarda definições

Vagner Mancini, técnico do Corinthians durante o clássico contra o Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Vagner Mancini, técnico do Corinthians durante o clássico contra o Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para UOL, em Santos

28/03/2021 04h00

Depois de uma semana de sustos, já que tanto a FPF (Federação Paulista de Futebol) quanto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), remarcaram jogos do Corinthians para uma espécie de turnê pelo Rio de Janeiro, o time agora aproveita um tempo de folga antes de voltar a treinar. Sem, no caso, saber exatamente quando poderá voltar a jogar.

O Corinthians encerrou na sexta-feira, contra o Retrô (PE), uma viagem que passou por cinco cidades diferentes em cinco dias. A equipe levou um susto, nesta jornada, também em campo, ao conquistar a vaga para a terceira fase da Copa do Brasil apenas nos pênaltis, por 5 a 3.

A partida foi disputada em Saquarema (RJ), bem longe de casa. O detalhe é que, na terça-feira, o jogo não tinha nem data, nem sede confirmada —inicialmente o plano da CBF é que fosse disputado em Volta Redonda (RJ), onde a delegação corintiana enfrentou o Mirassol, pelo Paulistão.

A busca por refúgio no Rio de Janeiro se deve às medidas restritivas em combate à pandemia do coronavírus e ao aumento de mortes em São Paulo. O governador João Dória (PSDB) havia anunciado no último dia 11 a paralisação do futebol até o fim deste mês, mas a fase emergencial de seu plano de contingência já foi estendida até o dia 11 de abril.

Por disso, a FPF e CBF entraram em acordo com três clubes devido ao calendário apertado: Corinthians e Palmeiras, que atuaram na semana, e Santos, que teve seu jogo contra a Ponte Preta novamente adiado. O trio terá prioridade na continuidade pelos jogos, mas ainda estão sendo estudados os locais, horários e datas.

Vale dizer que na última semana o Alvinegro permaneceu na estrada por quase nove horas, passou por cinco cidades e percorreu mais de 600 km. Ao todo, a delegação passou por São Paulo, Pinheiral (onde ficou hospedada), Volta Redonda, Rio de Janeiro (onde se hospedou) e pela tarde partiu para Saquarema.

Considerando a viagem da semana anterior, o Timão também passou por Juazeiro do Norte, no Ceará, e Salgueiro, no sertão pernambucano. Em 11 dias, o Corinthians viajou quase 3 mil quilômetros. Por isso, a folga neste final de semana vem em momento providencial, ainda que o preferido, para diretoria e jogadores, era que o calendário seguisse em sua normalidade. Amanhã (29), eles voltam ao CT Joaquim Grava, novamente cercados sobre incertezas sobre o planejamento da semana.

Corinthians