Topo

Eliminatórias Europeias

5 jogos sem gol: Haaland vive "seca" rara pela seleção da Noruega

Atacante norueguês Erling Braut Haaland lamenta lance na derrota da Noruega para a Turquia pelas Eliminatórias - Jorge Guerrero/AFP
Atacante norueguês Erling Braut Haaland lamenta lance na derrota da Noruega para a Turquia pelas Eliminatórias Imagem: Jorge Guerrero/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2021 18h04

Classificação e Jogos

Erling Haaland vive uma situação incomum na sua ainda jovem carreira: seca de gols. Pelo menos com a camisa da seleção da Noruega. A derrota por 3 a 0 contra a Turquia na tarde de hoje (27), pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, marcou o quinto jogo consecutivo em que o atacante passou em branco representando o seu país.

Antes do revés deste sábado, Haaland já havia deixado o campo sem marcar na vitória por 3 a 0 contra Gibraltar, pela rodada de abertura das Eliminatórias. A contagem se estende para as partidas contra Áustria, Romênia e Irlanda do Norte, pela Liga das Nações.

O fato é realmente raro tratando-se de Haaland. Para efeito de comparação, ele não passou mais do que dois jogos sem balançar as redes com a camisa do Borussia Dortmund na atual temporada — foram 33 gols em 31 jogos pela equipe alemã. A última vez que o jogador teve um jejum tão grande por clubes foi na temporada 2018-19, quando ficou seis jogos seguidos sem marcar, e foi no meio de uma mudança brusca em sua carreira: dois jogos pelo Molde, na Noruega, e quatro pelo Red Bull Salzburg, da Áustria.

Não foi por falta de chances que Haaland chegou ao atual jejum pela seleção norueguesa. Ao todo, o atacante finalizou dez vezes a gol nas partidas contra Turquia e Gibraltar.

A situação, inclusive, rendeu provocação ao atacante por parte do zagueiro Aymen Mouelhi, de Gibraltar, na última sexta-feira. O defensor disse, em entrevista à rádio Onda Cero, que "esperava mais" no encontro com o astro norueguês,

"Esperava mais dele. Haaland está no topo. Quando você enfrenta atletas assim, tem que se preparar muito. Meu objetivo era não dar espaço a ele em nenhum momento. Eles foram embora rapidamente do campo. E eu não ia ficar perseguindo ele por mais tempo", disse.

Aos 20 anos, Erling Haaland se tornou um dos atacantes mais cobiçados do futebol mundial. O jogador tem sido apontado como possível reforço de Real Madrid e Manchester City na próxima temporada.

A Noruega volta a campo na próxima terça-feira (30), quando vai enfrentar a seleção de Montenegro pela terceira rodada das Eliminatórias. Atualmente, a equipe é quarta colocada do Grupo G.