Topo

Quem era o jogador do Flamengo que foi o primeiro crush de Xuxa

Doval, na época em que jogava no Flamengo - Reprodução
Doval, na época em que jogava no Flamengo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/03/2021 10h22

Xuxa Meneghel revelou no programa "Que História é Essa, Porchat?", do "GNT", que seu crush na infância e adolescência era o atacante Narciso Doval, que teve passagens marcantes por Flamengo e Fluminense nos anos 1970. Quando ainda morava em Bento Ribeiro, bairro do Rio de Janeiro, a apresentadora disse que ligava escondida para o argentino, que na época estava no time rubro-negro, mas não conseguia falar nada.

"Eu era novinha em Bento Ribeiro e tinha um orelhão em frente de casa. Me lembro que uma das minhas amigas conseguiu o telefone de um flamenguista - que eu era flamenguista - chamado Doval. Era um argentino do Flamengo. A gente ligava para ele quase que diariamente. Eu lembro que eu ligava, ele falava um "alô" argentino e eu desligava. Eu fazia isso todo dia. Você imagina que inferno deve ter sido a vida desse cara. A gente todo dia ligava para o crush", relembrou Xuxa.

Nascida em 1963, Xuxa tinha no máximo 12 anos quando Doval atuava pelo Flamengo, o que explica a paixão adolescente pelo atacante de apelido "Loco". Ele permaneceu no time rubro-negro entre 1969 e 1975, com um rápido empréstimo para o Huracán, da Argentina, em 1971.

Doval com a camisa do Flamengo em duelo contra o Santa Cruz em 1970 - ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE - ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE
Imagem: ARQUIVO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Apaixonado pela praia, Doval chegou a recusar uma proposta do Racing, da França, para permanecer no Rio de Janeiro. "O Rio é muito melhor. Nem louco vou morar no frio", dizia.

Os cabelos longos e o sotaque argentino compunham o estilo galã de Doval fora dos gramados, que chegou a ser convidado para fazer novelas, mas nunca aceitou, como contou certa vez o colunista do UOL Tales Torraga.

Em 1976, Doval foi envolvido em uma troca entre Flamengo e Fluminense. O time rubro-negro enviou o argentino, o goleiro Renato e o lateral Rodrigues Neto, enquanto o time tricolor cedeu o lateral Toninho, o goleiro Roberto e o ponta Zé Roberto. A ida de "El Loco" para o rival irritou a torcida do Flamengo e inspirou a música "Troca-Troca", de Jorge Ben Jor, que era amigo de Doval. Na composição, ele cita o Torneio de Paris, conquistado pelo Fluminense em 1976, com Doval no time.

"Veja bem como aconteceu. De presidente, a cartola popular. De troca-troca ele chegou lá. Com a sua simpatia, gritando Fluzinho, Nense e Fluzão. No estádio do Parque dos Príncipes, em Paris, onde o Flu foi campeão. (...) Fica comigo, fica comigo pela alegria e pelo Mengão, pela simpatia e pela graça de Deus. Ele sorrindo respondeu: eu agradeço a consideração. Informando que vai ter outra trocação", diz a letra composta pelo cantor flamenguista.

Doval morreu em 12 de outubro de 1991, aos 47. Ele sofreu um ataque cardíaco ao sair de uma boate em Buenos Aires, na Argentina.