Topo

São Paulo estuda avanço por zagueiro do Santos e põe argentinos em 2º plano

Sabino em treino do Santos no CT Rei Pelé. Zagueiro está na mira do São Paulo no mercado da bola - Ivan Storti
Sabino em treino do Santos no CT Rei Pelé. Zagueiro está na mira do São Paulo no mercado da bola Imagem: Ivan Storti

Gabriela Brino e Thiago Fernandes

Do UOL, em Santos e São Paulo

25/03/2021 04h00

O São Paulo segue de olho na situação de Sabino, zagueiro do Santos que pode ser negociado no mercado da bola. O clube estuda avançar nas tratativas para contar com o jogador de 24 anos em seu elenco nesta temporada. O atleta foi oferecido ao departamento de futebol do Tricolor, que se anima com as possíveis condições do acordo.

A diretoria são-paulina chegou a procurar defensores que atuam no futebol argentino a pedido da comissão técnica de Hernán Crespo. As tratativas para um estrangeiro, no entanto, demandariam um investimento superior ao que será feito pelo jogador santista, em que pese o fato de o atleta receber salários de R$ 200 mil mensais na Vila Belmiro. Ele ainda tem quatro anos de contrato no Peixe — até janeiro de 2025.

Internamente, o São Paulo via a necessidade de gastar cerca de R$ 5 milhões para contar com um zagueiro que viesse do mercado argentino. Em situação financeira delicada, vê a busca por Sabino como uma alternativa mais viável neste momento. O atleta conta também com o aval de Crespo.

O desejo da comissão técnica é ter mais um zagueiro que atue pelo lado esquerdo da linha defensiva, que costuma contar com três atletas desde a chegada do comandante ao Morumbi. Atualmente, o lateral esquerdo Léo é escalado para o setor com frequência —depois de ter disputado várias partidas no ano passado como quarto zagueiro, em iniciativa do técnico Fernando Diniz. Bruno Alves chegou a exercer a função na derrota por 2 a 1 para o Novorizontino, último jogo do time antes da paralisação do Campeonato Paulista. Na ocasião, teve dificuldades e não agradou.

Por isso, Crespo pediu à diretoria que procurasse um atleta com estas características. O técnico, inicialmente, sugeriu nomes que acompanhou de perto na Argentina, onde treinou o Defensa y Justicia na temporada passada. As conversas, contudo, foram vistas com dificuldade, por causa dos valores solicitados no país — a desvalorização do real frente ao dólar também é um fator. A diretoria, então, mirou Sabino.

Portas abertas

Se Crespo detecta uma carência de zagueiros canhotos em seu elenco, seu compatriota Ariel Holan não tem do que reclamar nesse sentido. Além de Sabino, o Santos tem mais três defensores que priorizam o domínio com o pé esquerdo: Luan Peres, titular da posição, Alex e Wagner Leonardo.

Dessa forma, ainda que o futebol de Sabino tenha agradado ao novo técnico do Peixe, ele não oferece resistência a uma eventual negociação, ciente que está sobre o momento de restrições financeiras que o clube enfrenta.

O Santos vive, então, a expectativa de receber uma proposta do São Paulo pelo zagueiro Sabino, de 24 anos. Acima de tudo para enxugar a folha salarial. Enquanto a oferta não chega, o presidente Andres Rueda concentra o tema para que não haja vazamentos. Segundo apurou o UOL Esporte, caso Sabino permaneça no clube, a direção planeja renegociar seu contrato

O zagueiro, que se destacou pelo Santos B em 2018, não conseguiu espaço no time principal na sequência e acabou emprestado ao Coritiba por duas temporadas.