Topo

ANÁLISE

RMP: Ceni foi ao estádio e deu instruções no túnel. Deveria dirigir o time

Do UOL, em São Paulo

25/03/2021 01h40

O Flamengo derrotou o Botafogo por 2 a 0 no clássico disputado no Nilson Santos pelo Campeonato Carioca para assumir a liderança da competição mesmo sem contar ainda com seus principais jogadores, e o técnico Rogério Ceni esteve presente no estádio, mas não comandou o time rubro-negro na beira do gramado, com a função ficando a cargo de Maurício Souza.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte com os jornalistas Isabella Ayami, Renato Maurício Prado, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos, a vitória do Flamengo no clássico é analisada, assim como a disparidade de sua equipe reserva para a titular do Botafogo e a presença de Rogério Ceni no estádio, sem comandar o time, mas tendo contato com os jogadores no túnel.

"Eu queria falar sobre essa história de o Rogério Ceni não dirigir o time. Porque ele não dirigiu o time, mas foi para o estádio, deu instrução para alguns jogadores no túnel na hora que o Flamengo iria entrar, na volta do intervalo ele estava no meio dos jogadores falando. Por que não está na boca do túnel, gente?", questiona Renato Maurício Prado (no vídeo a partir de 7:00).

O jornalista cita declarações dadas pelo técnico do Flamengo na entrevista que foi ao ar na semana passada no programa Dividida, com Mauro Cezar Pereira, e vê o treinador com o receio de ser criticado caso o time não vá bem sem contar com seus titulares.

"Eu acho que ele agora no Carioca está tentando fugir de qualquer maneira de uma possibilidade de, de repente, se ele tivesse perdido o Fla-Flu, tivesse sido ele e não o Maurício, se ele tivesse perdido esse jogo de hoje, por exemplo, que o Flamengo ganhou, mas ele estava lá. Ele está assim, tipo, 'eu não quero me comprometer antes e estar com o meu time titular todo pronto', o que eu acho que é uma covardia, ele tinha mais é que estar ali dirigindo", diz Renato (no vídeo em 13:01).

"Esse time que está jogando não é o titular, mas são os primeiros reservas, eles têm que estar sendo orientados pelo treinador e não pelo técnico do sub-20, que quando acabar, vai embora e nunca mais vai ver os garotos, já entregou esses garotos para o profissional. Enquanto estava jogando basicamente o time sub-20, eu acho até normal o Maurício e dar folga para o Rogério, mas agora não é mais o caso, agora quem tem que estar orientando esse meio-campo de João Gomes, Pepê, o Hugo, é o Rogério Ceni, ele é que tem que estar dizendo para essa turma como que o time dele vai jogar", completa.

O jornalista cita o caso de jogadores que estão tentando recuperar espaço depois de uma temporada na qual não foram bem, como Michael e Vitinho, e vê a necessidade de Ceni estar no comando durante o jogo, ainda mais com sua presença no estádio, com orientações dadas antes do jogo e durante o intervalo.

"O Michael tentando se recuperar tem que ter orientação do Ceni e não do Mauricio Souza, o Vitinho a mesma coisa. Então eu não entendo, o Bruno Viana, que está estreando agora, que está estreando bem, nesses dois jogos acho que ele foi bem, isso o Ceni é quem tem que estar lá, porque é o Ceni quem vai dirigir a temporada inteira, não é o Maurício Souza mais", afirma Renato.

"Não faz sentido, ainda mais quando ele vai ao estádio e conversa com os jogadores antes e durante o jogo, ou seja, no intervalo. Oras bolas, se ele não está dirigindo, fica na cabine lá em cima e tchau. Se está indo e dando orientação, assume e fica na boca do túnel. Não faz sentido, eu não consigo entender diferente", conclui.