Topo

Federação cancela Campeonato Potiguar e critica medidas do governo

ABC e Palmeira durante a terceira rodada do Campeonato Potiguar - Anderson Régis/ABC
ABC e Palmeira durante a terceira rodada do Campeonato Potiguar Imagem: Anderson Régis/ABC

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

25/03/2021 19h51

O Campeonato Potiguar 2021 foi cancelado oficialmente nesta quinta-feira (25). Por meio de nota, a Federação Norte-Riograndense de Futebol (FNF) anunciou a decisão tomada em conjunto com os oito clubes participantes da competição e questionou os critérios adotados pelo Governo do Rio Grande do Norte nas medidas de isolamento social que afetaram o futebol regional.

Um dos motivos para o cancelamento foi o decreto do governo do estado que estabeleceu medidas mais rígidas para combater o avanço da covid-19. Entre elas, a paralisação do futebol após quatro rodadas disputadas. América e ABC estavam na zona de classificação para a final do primeiro turno.

"A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e os 8 clubes filiados disputantes da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar vem a público comunicar, em decorrência do Decreto Nº 30.419, publicado em 17 de março, e do insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade da manutenção da competição, o cancelamento definitivo da edição 2021 do Campeonato Potiguar", diz o documento divulgado.

Com o estadual paralisado e sem data para voltar, o governo do RN liberou os treinamentos apenas para ABC e América, que disputam a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, respectivamente. Esse foi um dos motivos para a FNF criticar duramente a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).

"A decisão demonstra que o argumento científico da paralisação é secundário, ou o vírus só se propagará nos treinos das 6 equipes que disputarão o estadual e não nos treinos das equipes que estão jogando o campeonato nacional".

O documento ressalta ainda "a ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades". Ainda segundo a federação, todos os fatores somam-se às constantes decisões contraditórias e sem embasamento científico tomadas pelas autoridades públicas.

Desde o início da pandemia, o estado já registrou 188.428 casos confirmados de covid-19, com 4.249 mortes. Atualmente, 1.095 pessoas estão internadas por causa da doença no estado, sendo 673 na rede pública e 422 na privada. A taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivos e UTIs) é de 90,6% na rede pública e continua em 100% na rede privada.

O UOL Esporte tentou contato com o gabinete do governador para responder às acusações feitas pela federação, mas não obteve retorno. Assim que receber uma resposta, o texto será atualizado.