Topo

Palmeiras

Palmeiras se vê no meio de crise do calendário e firma posição na CBF e FPF

Presidente Maurício Galiotte e o diretor executivo de futebol Anderson Barros durante treino do Palmeiras, na Academia - Cesar Greco
Presidente Maurício Galiotte e o diretor executivo de futebol Anderson Barros durante treino do Palmeiras, na Academia Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

24/03/2021 04h00

O Palmeiras enfrenta hoje (24), às 22h, o São Bento em jogo do Campeonato Paulista marcado para Volta Redonda (RJ). A partida, antes prevista para o estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), chegou a ser transferida para Belo Horizonte (MG) e acabou no Raulino de Oliveira.

A indecisão faz parte da crise de calendário do futebol brasileiro, que colocou o Verdão como protagonista em recentes episódios tanto com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) quanto com a FPF (Federação Paulista de Futebol), em meio ao agravamento da pandemia do novo coronavírus.

No caso do Estadual, o clube teve de se posicionar contra a primeira ideia da FPF, que, na segunda-feira (22), articulou para realizar o jogo contra o São Bento na tarde de ontem (23). A direção palmeirense foi surpreendida e rebateu dizendo que não havia a menor possibilidade de fazer a partida na data, pois não havia realizado a programação como se fosse a véspera de jogo.

Já é o segundo caso nesta mesma edição do Estadual em que o Verdão tem divergências com a federação. Primeiro, quando teve recusado o pedido de adiar o jogo contra o Corinthians entre as finais da Copa do Brasil — por conta disso, o clube ignorou o Dérbi em suas redes e site oficial. Clube e FPF já tiveram problemas também em 2018, quando o presidente Maurício Galiotte chegou a definir o Estadual como "Paulistinha". A reaproximação aconteceu em 2019.

O Palmeiras irá respeitar os órgãos responsáveis, tanto na área da saúde quanto na parte desportiva. Desta forma, o clube não era contrário à remarcação do confronto com o São Bento, já que seu calendário será bastante apertado com competições, como a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil, ambas em abril.

O problema foi a forma como isto ocorreu, sem uma comunicação prévia, e horas depois de uma reunião em que havia sido combinada a suspensão do Paulistão até o fim deste mês. O clube considerou que nem seria seguro do ponto de vista sanitário fazer uma programação tão apertada.

Galiotte também recebeu destaque depois do vazamento de uma reunião virtual entre a CBF e os clubes das Séries A e B do Brasileirão. O presidente da entidade máxima do futebol nacional, Rogério Caboclo, comunicou aos dirigentes que manteria as competições, mesmo diante do agravamento da Covid-19 no Brasil, e afirmou que se o futebol parasse as agremiações estariam "fodidas".

O presidente do Palmeiras chegou a sugerir discutir o assunto em outro momento, mas foi cortado abruptamente por Caboclo. O mandatário alviverde gostaria que a decisão não fosse apenas imposta, e que mais pessoas participassem do debate, inclusive na área da saúde. Como percebeu que não recebeu abertura para avançar no diálogo, preferiu recuar.

O Verdão não quer comprar briga com as entidades que cuidam do futebol estadual e nacional, mas entende ser necessário ter uma conversa mais ampla neste momento em que o Brasil bate recordes de casos do novo coronavírus.

Ainda que sinta os efeitos econômicos da pandemia, o Palmeiras não demitiu funcionários durante o período e lembra que não forçou pela volta do futebol no ano passado. A ideia de Galiotte é manter a estratégia agora.

FICHA TÉCNICA:

SÃO BENTO x PALMEIRAS
Local:
estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 24 de março de 2021, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Salim Fende Chavez
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Paulo Cesar Modesto
Quarto Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
VAR: Marcio Henrique de Gois

SÃO BENTO: Luiz Daniel; Victor Guilherme, Dirceu, Marcão, Pablo; Escobar, Julio Rusch, Daniel Costa, Diego Tavares, Patrick Vieira e Geovane Itinga. Técnico: Edson Vieira

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Renan e Viña; Danilo, Patrick de Paula e Raphael Veiga; Lucas Lima, Willian e Rony. Técnico: João Martins (auxiliar)

Palmeiras