Topo

Botafogo

Botafogo pega Fla em clássico importante por confiança em novo projeto

Marcelo Chamusca conversa com o elenco do Botafogo durante treinamento - Vítor Silva/Botafogo
Marcelo Chamusca conversa com o elenco do Botafogo durante treinamento Imagem: Vítor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/03/2021 04h00

O Botafogo entra em campo, hoje (24), não apenas para encarar o Flamengo, mas em busca de uma vitória que pode ter "peso quatro". Além de tentar encerrar o jejum contra o rival rubro-negro, o triunfo mantém o Alvinegro invicto na temporada, melhora a situação no Campeonato Carioca e, mais que isso, aumenta a confiança no trabalho recém-iniciado pelo técnico Marcelo Chamusca. O duelo, no Nilton Santos, será às 21h35.

Com seis pontos e na sexta colocação do Estadual, a conquista dos três pontos no duelo de logo mais faz com que a equipe de General Severiano entre na briga no primeiro pelotão da competição.

Para isso, porém, tem de acabar com um incômodo jejum diante do arquirrival. A última vitória sobre o Fla foi em novembro de 2018, pelo segundo turno do Brasileirão, no Nilton Santos. À época, o Glorioso venceu por 2 a 1, com gols de Erik e Valencia, Vitinho descontou. De lá para cá, foram seis confrontos, com cinco resultados positivos para o time da Gávea e um empate.

O triunfo no clássico, um dos primeiros grandes testes em 2021, também dá uma segurança ainda maior ao trabalho que está sendo comandado pelo técnico Marcelo Chamusca, contratado para a atual temporada e com a missão de levar o time de volta à Série A do Brasileiro. Até aqui, o Glorioso ainda não perdeu. Entre Carioca e Copa do Brasil, foram cinco partidas, com duas vitórias e três empates.

O treinador, inclusive, em oportunidades anteriores, pregou cautela e ressaltou que a equipe vai, aos poucos, ganhando sua forma. Ele ainda salientou que as entradas dos reforços no time vão acontecer com o passar do tempo e no momento mais apropriado.

"O Botafogo vai competir. Com espírito e bem organizado. Estamos em um estágio ainda que está começando a encorpar um pouco mais o time. Contratamos vários jogadores, a inserção deles acontece de forma gradativa para criar mecânica de jogo. Não existe mágica. Contra o Vasco [empate por 1 a 1], a performance foi boa, apesar de o Vasco ter terminado a temporada melhor que o Botafogo, em relação a resultados e pontuação. No jogo fomos superiores na maior parte. Estamos em crescimento. Acredito que esse grupo vai encorpar. Temos um desafio grande e prometemos competir à altura do adversário", afirmou Chamusca, em recente participação no canal "FBTF", da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO x FLAMENGO
Competição:
Taça Guanabara - Campeonato Carioca
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de março de 2021, quarta-feira
Horário: 21h35 (de Brasília)
Árbitro: Maurício Machado Coelho Jr.
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Silbert Faria Sisquim

BOTAFOGO: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo Benevenuto, Kanu e Paulo Victor; José Welison, Rickson (Kayque) e Matheus Frizzo; Marcinho, Matheus Babi, e Warley. Técnico: Marcelo Chamusca

FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Bruno Viana, Léo Pereira e Renê; Hugo Moura, João Gomes e Pepê; Michael, Vitinho e Pedro. Técnico: Mauricio Souza

Botafogo