Topo

Athletico intensifica conversas para ter volante Fernandinho no meio do ano

Fernandinho chegou ao Manchester City em 2013 e deve deixar o clube inglês no meio do ano - Darren Staples/Reuters
Fernandinho chegou ao Manchester City em 2013 e deve deixar o clube inglês no meio do ano Imagem: Darren Staples/Reuters

Bruno Andrade

Colunista do UOL

24/03/2021 04h00

O Athletico resolveu intensificar as conversas na tentativa de garantir a contratação de Fernandinho para o meio do ano. O UOL Esporte apurou que o clube paranaense começou a desenhar os moldes da proposta que tenciona oficializar em breve para o jogador, cujo contrato com o Manchester City, da Inglaterra, termina no próximo dia 30 de junho.

Aos 35 anos, o volante sabe que dificilmente vai ter o vínculo renovado novamente (por mais uma temporada) pelo City, apesar de ser ainda uma peça muito importante para o time comandado por Pep Guardiola. Pretende, acima de tudo, sair do futebol inglês jogando em alto nível — ele fez 21 jogos e anotou um gol na temporada 2020/21.

Além de levar em conta a idade elevada do brasileiro e a ideia de rejuvenescer o elenco, a diretoria dos Citizens já trabalha nos bastidores do mercado da bola atrás de um reforço para o meio-campo. Dois dos principais alvos neste momento atuam na Alemanha: o alemão Mahmoud Dahoud, do Borussia Dortmund, e o suíço Denis Zakaria, do Borussia M'gladbach.

Visto como um dos líderes e maiores ídolos recentes do Manchester City, Fernandinho sonha em encerrar a carreira no Furacão, onde iniciou a trajetória profissional, em 2003 — permaneceu no clube até 2005, quando, então, foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Para voltar agora ao Brasil, o veterano volante, a caminho de completar 36 anos em maio, vai precisar abrir mão de boa parte do valor que recebe hoje na Inglaterra e, consequentemente, se aproximar ao máximo do teto salarial (aproximadamente R$ 200 mil/mês) do Athletico, que tem sido bastante rígido na questão financeira e não deve fazer loucuras para avançar com a negociação.

"O Fernandinho, não acho que seja um sonho [só] do Athletico. É um sonho de qualquer equipe brasileira hoje, ter um jogador deste nível, que passou nas mãos do melhor treinador do futebol mundial [Pep Guardiola], ou um dos melhores, e, certamente, onde estiver envolvido, vai aportar muitíssimo", declarou o diretor técnico Paulo Autuori, no último dia 13, em entrevista coletiva.

Fernandinho chegou ao Manchester City em 2013 e, desde então, foi campeão em dez oportunidades, com destaque para três títulos da Premier League: 2013/14, 2017/18 e 2018/19.