Topo

Vasco

Vasco divulga terceiro uniforme para jogadores e goleiros; veja fotos

Terceiro uniforme do Vasco é divulgado: cinza será dos goleiros e o preto dos jogadores de linha - Bruno P Soares / Vasco
Terceiro uniforme do Vasco é divulgado: cinza será dos goleiros e o preto dos jogadores de linha Imagem: Bruno P Soares / Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2021 19h36

O Vasco divulgou sua linha de terceiro uniforme para a temporada. Batizada de "Timoneiro", ela é inspirada nas primeiras guarnições do remo, esporte tradicional e que deu origem ao clube.

A de tom predominantemente cinza será dos goleiros, e remete aos "patrões", como eram chamados os treinadores da época e que ficavam de frente para os remadores, e que por este motivo utilizavam a faixa transversal a tiracolo para a direita do ombro.

A preta será utilizada pelos jogadores de linha e remete aos integrantes da vitoriosa guarnição "Baleeira Vascaína", de 1900.

A tendência é a de que o Vasco atue com este uniforme na partida de amanhã (24), contra o Macaé, em São Januário, pelo Campeonato Carioca.

Veja abaixo o anúncio do Vasco

"Parafraseando a música de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho, o Vasco da Gama resgata memórias e lança o seu terceiro uniforme chamado "Timoneiro". A inspiração da camisa origina-se através da história da primeira guarnição da baleeira Vascaína em 1900.

A camisa "Timoneiro" tem em sua essência exaltar as raízes do Remo, que deram sempre muitas glórias ao clube. Foi assim que surgiu a ideia da releitura do uniforme que o "patrão" usava em suas competições ao comandar a sua equipe. A faixa a tiracolo para a direita do ombro define a importância e bravura que o timoneiro tem ao governar, tripular e motivar os seus navegadores. Reza a lenda que o único vascaíno habilitado a utilizar o uniforme com a faixa invertida seria o Timoneiro. Por estar sentado em posição oposta aos remadores, ele estaria com a faixa em harmonia com os demais.

É neste intuito que o papel do goleiro, figura fundamental para liderar e defender a equipe, sintetiza o símbolo do comandante da embarcação: aquele que motiva e aguerria os jogadores a navegarem em águas tranquilas. Para compor o restante da caravela, os atletas de linha utilizarão a linda camisa negra que remete aos membros da guarnição vitoriosa naquele ano.

O desenho da terceira camisa, criada pelas mãos do designer do clube Marcelo Azalim e confeccionada pela Kappa, tem como característica o escudo monocromático, uma aplicação da Cruz de Cristo na nuca e tecido tecnológico de alto relevo com a técnica embossing representando as velas.

A proposta do uniforme traz também uma novidade com a tecnologia Hidroway Fabric, com tecido de alta performance com absorção de umidade e secagem rápida, que proporciona melhor conforto e caimento. Além disso, ela contará com material 100% poliéster de muita qualidade, e gola em decote V transpassado com retilínea listrada nas cores preto e branco. A camiseta possui a técnica KOMBAT E KOMBAT PRO SYTEM®?, identificando a autenticidade do produto Kappa®? Gara, desenvolvidos para alinhar as especificidades dos atletas profissionais aliados ao design e elegância italianos".

Vasco