Topo

Palmeiras

FPF quer grandes jogando para evitar calendário travado; Palmeiras preocupa

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol - Cesar Greco
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Marcel Rizzo e Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

23/03/2021 04h00

A Federação Paulista de Futebol (FPF) teme que o calendário dos grandes clubes do Estado fique novamente encavalado e, por isso, articula para levar algumas partidas do Paulistão a Volta Redonda (RJ) —ou qualquer outra sede que se mostre receptível a ajudá-la. O Corinthians atuará nesta noite contra o Mirassol, e o Palmeiras pode viajar ao Rio de Janeiro ainda nesta semana para enfrentar o São Bento. O caso alviverde é o que mais preocupa.

Assim como aconteceu na temporada passada, em que o Verdão fez quase 80 partidas, a agenda de 2021 terá um acúmulo de jogos, já que em abril o Palmeiras vai disputar a Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia (ARG), e a Supercopa do Brasil, diante do Flamengo. Além disso, ainda conte aí a Copa Libertadores.

A ideia da FPF é fazer jogos dos grandes clubes nas próximas semanas para que, nas semanas adiante, seus compromissos não coincidam com outras competições. Esse é mais um desdobramento da suspensão de eventos esportivos no Estado de São Paulo, por conta da fase emergencial no combate ao novo coronavírus. O Corinthians, além do estadual, terá a Copa do Brasil e a Sul-Americana.

A entidade não quer transferir o Paulista para o Rio de Janeiro, mas, sim, evitar problemas pontuais de agenda. Neste primeiro momento, as equipes menores só devem viajar quando tiverem que duelar contra os grandes de São Paulo. O Santos, também, deve atuar amanhã (24) em Volta Redonda, contra a Ponte Preta.

O Palmeiras se recusou a entrar em campo hoje contra o São Bento, pois foi comunicado apenas durante a tarde de ontem (22) sobre a possibilidade de remarcação. Surpreendido com a ideia, o clube não teria nem os resultados dos testes de PCR, realizados antes do treino, prontos para viajar à noite. A programação de treinos, alimentação e suplementação, também, não foi feita como se fosse a véspera de uma partida.

A diretoria alviverde não se recusa a jogar em Volta Redonda (RJ) e entende que deverá atuar nesta semana, talvez até amanhã (24), mas aguarda uma posição oficial da Federação Paulista de Futebol. A entidade, por enquanto, não anunciou uma nova data para o jogo, que já é atrasado da terceira rodada do Estadual.

Palmeiras