Topo

CSA bate o Bahia e vira líder do Grupo B na Copa do Nordeste

CSA x Bahia - Copa do Nordeste - Dellatore (CSA) comemora gol - Celio Junior/Agif
CSA x Bahia - Copa do Nordeste - Dellatore (CSA) comemora gol Imagem: Celio Junior/Agif

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

23/03/2021 23h30

O CSA venceu o Bahia, na noite desta terça-feira (23), pelo placar de 2 a 0. Os gols foram de Dellatorre, aos 28 minutos, e Marco Túlio, aos 35, ambos no primeiro tempo. O jogo foi marcado pela boa atuação da equipe azulina e também por falhas defensivas do Bahia, especialmente da parte do goleiro Douglas Friedrich no primeiro gol dos alagoanos, e também pelo pênalti perdido por Rodriguinho. Agora, o CSA ocupa momentaneamente a primeira colocação do Grupo B, com nove pontos em cinco jogos.

Times ocupam mais um lado do campo

O começo do jogo parecia truncado. O CSA forçava o jogo pela direita durante o primeiro tempo com Rodrigo Pimpão e Cristovam, mas não conseguia finalizar. O último passe ou a travada do zagueiro sempre impediam o avanço do ataque azulino. Ao longo da primeira etapa, a equipe seguiu pressionando a saída de bola do Bahia e abrindo espaços. Por outro lado, diferentemente do que se viu contra o Sport, na última rodada, o Bahia não encontrou tantos espaços na equipe alagoana, mesmo investindo pelo lado esquerdo para aproveitar os espaços deixados pelas subidas do CSA. As melhores tentativas do Tricolor surgiram de bolas invertidas, mas também sem sucesso.

Lugar certo e na hora certa

Dellatorre fez jus ao título de artilheiro da temporada e do clube e abriu o placar para colocar o CSA na frente. Aos 28 minutos, Cristovam mandou na área do Bahia em cobrança de falta, o goleiro Douglas rebateu a bola, que sobrou para Dellatorre. O atacante do CSA só precisou empurrar para o fundo da rede. Falha grave do goleiro Douglas Friedrich, que tentou encaixar a bola e deixou nos pés do atacante. Dellatorre assinalou seu oitavo gol em oito jogos, o quarto na Copa do Nordeste.

Defesa do Bahia falha e CSA amplia

O goleiro Douglas Friedrich definitivamente estava numa noite ruim. Aos 35 minutos, o atacante Dellatorre recebeu bom passe de Rodrigo Pimpão, brigou com dois zagueiros e mandou para o meio da grande área, onde Marco Túlio estava preparado. Ele mandou um chute forte rasteiro, mas em cima do goleiro Douglas, que aceitou. O arqueiro ainda tocou na bola, mas ela teimou em ir para a rede bem devagarzinho, por debaixo do defensor do Bahia. Na comemoração, homenageou a tia e a avó que faleceram no dia 8 deste mês, vítimas da covid-19.

CSA recua, Bahia tenta avançar, mas segundo tempo é morno

O segundo tempo trouxe um panorama diferente ao jogo. A partida se tornou mais lenta, com o CSA se resguardando na defesa, e o Bahia tentando atacar e diminuir o placar. Até os 27 minutos, o jogo estava morno, sem chances para nenhum dos lados. As coisas mudaram com o pênalti sofrido por Gilberto, primeira grande chance do Bahia para diminuir a desvantagem. A cobrança de Rodriguinho, entretanto, foi no travessão. Rodriguinho teve nova chance aos 40 minutos, mas o goleiro Thiago Rodrigues defendeu. Pouquíssimas chances, resultado tranquilo.

Destaque

Na partida, quem mais se destacou foi o atacante Dellatorre, do CSA, responsável pelo primeiro gol da equipe azulina na partida e pela assistência no segundo gol. Na vitória anterior, contra o Santa Cruz, no último sábado (20), também teve dois gols assinalados pelo atacante. Ele agora é artilheiro isolado da competição. As falhas da defesa do Bahia também merecem menção. O goleiro Douglas Friedrich entregou a bola no primeiro gol do CSA. No segundo, a falta de recomposição da equipe permitiu à equipe alagoana ampliar. Douglas ainda defendeu a bola, mas não foi suficiente.

Derrota do Fortaleza facilita as coisas para o CSA

Além de quebrar um tabu de 20 anos, o Santa Cruz ajudou o CSA ao vencer o Fortaleza nesta terça-feira (23). A vitória por 1 a 0, conquistada no Castelão, marcou o fim da invencibilidade da equipe cearense na temporada e também a primeira vitória do Santa Cruz em cima do Fortaleza na Copa do Nordeste. Antes da partida, os clubes haviam se enfrentado sete vezes desde 2001, com cinco vitórias do Leão do Pici e dois empates.

Para o CSA, o benefício foi justamente assumir a liderança do Grupo B do Nordestão, com nove pontos. A pontuação garante o time no G4 da chave, pois o ABC (oito pontos) e o Vitória (sete pontos) têm um jogo a menos.

FICHA TÉCNICA
COPA DO NORDESTE - 5ª RODADA
CSA 2 x 0 Bahia

Data: 23/03/2021 (Terça-feira)
Local: Estádio Rei Pelé (AL)
Árbitro: Zandick Gondim/RN
Auxiliares: Reinaldo de Souza/RN e Luis Carlos de França/RN
Cartões amarelos: Gabriel (CSA), Vitor Costa (CSA), Thiago Rodrigues (CSA), Patrick de Lucca (BAH), Gilberto (BAH) e Ramon (BAH)
Gols: Delatorre (CSA), aos 28' 1º T (1-0) e Marco Túlio (CSA), aos 35' 1º T (2-0)

CSA: Thiago Rodrigues, Cristovam, Lucão, Rodolfo Filemon, Vitor Costa, Geovane, Silas (Marquinhos), Gabriel (Iury), Rodrigo Pimpão (Ítalo), Marco Túlio, Dellatorre. Técnico: Mozart.

Bahia: Douglas Friedrich, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho, Matheus Bahia, Patrick de Lucca, Edson (Ramon), Daniel, Rodriguinho, Gabriel Novaes (Rossi) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.