Topo

Internacional

Com Taison de saída, Shakhtar avalia contratação de jovem lateral do Inter

Vinicius Tobias, lateral direito do Internacional, está na mira do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia - Ricardo Duarte/SC Internacional
Vinicius Tobias, lateral direito do Internacional, está na mira do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Bruno Andrade e Marinho Saldanha

Do UOL, em Lisboa (Portugal) e Porto Alegre (RS)

23/03/2021 14h34

O Shakhtar Donetsk é o mais novo interessado em Vinícius Tobias. O UOL Esporte apurou que o clube ucraniano já começou uma movimentação nos bastidores para tentar a contratação do jovem lateral direito do Internacional, de apenas 17 anos, que há meses também tem sido observado por grandes clubes da Europa, como Juventus, da Itália, e Manchester City, da Inglaterra.

Nas primeiras abordagens, o Shakhtar avisou que estaria disposto a pagar até 6 milhões de euros (R$ 39 milhões, na cotação atual) pelo negócio e, principalmente, gostaria de fechar o quanto antes o acordo, que, no entanto, teria validade somente em junho de 2022, quando o jogador já tiver completado 18 anos.

Vini, como é conhecido no clube gaúcho, é visto pelos ucranianos como o futuro substituto do compatriota Dodô. Aos 22 anos e nome frequente nas convocações da seleção brasileira sub-23, o ex-lateral do Coritiba está cada vez mais valorizado no mercado - recentemente, chegou ser procurado pelo Bayern de Munique, da Alemanha.

Apesar de existir um interesse concreto por parte do Shakhtar Donetsk, a cúpula do Internacional e o próprio estafe de Vinícius Tobias têm dito que não há conversas em andamento.

O lateral é considerado uma das principais promessas da base do Inter e tem convocações frequentes para seleção brasileira de base. Hoje faz parte da equipe sub-20 do Colorado, mas já participou de períodos de treinamentos com o principal.

O clube gaúcho, ainda, é ciente que os ucranianos têm por característica apostar na contratação de promessas do Brasil, que posteriormente se valorizam ainda mais atuando por lá.

Ao mesmo tempo que o clube ucraniano trabalha uma proposta pelo promissor atleta, o Colorado mantém conversas para firmar a chegada de Taison. O jogador está afastado do time comandado pelo português Luís Castro e pode se transferir para o Beira-Rio ao fim do contrato.

Segundo apurou o UOL Esporte, a direção do Inter não pretende se envolver diretamente no debate entre o atacante e o Shakhtar. Ainda que tenha conversas há bastante tempo com ele — que já manifestou desejo de voltar a defender o clube que o projetou — não irá interferir diretamente no desfecho do caso.

Taison tem vínculo com Shakhtar Donetsk até o meio do ano. O Internacional gostaria de contar com atacante, hoje com 33 anos, de imediato, mas, caso não seja possível, vai aguardar o fim da ligação para investir de forma concreta no acerto.

Para antecipar a chegada é necessário uma negociação, que pode avançar a partir do desenrolar da eventual negociação envolvendo Vinícius Tobias.

Internacional