Topo

Copa do Brasil - 2021

Copa do Brasil em Volta Redonda faria clubes rodarem quase 2 mil km

Estádio do Volta Redonda, no Rio de Janeiro - Reprodução
Estádio do Volta Redonda, no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/03/2021 07h51Atualizada em 23/03/2021 07h51

A distância seria a primeira grande adversária dos times que tiveram seus jogos da 1ª fase da Copa do Brasil adiados. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contava com a remarcação de confrontos atrasados para Volta Redonda, na região sul do Estado do Rio de Janeiro. Parte das equipes que vem do Norte e do Nordeste teria de fazer viagens de longa extensão para poder jogar, superando em média 2 mil quilômetros —quase 20 campos de futebol— para disputar uma vaga na próxima fase do torneio. Mas a Prefeitura da cidade recuou em seu plano e anunciou que não poderá acolher essas partidas.

"Houve conversa preliminar, mas a prefeitura não bateu o martelo. Os jogos da Copa do Brasil não vão acontecer. Não haverá jogos da Copa do Brasil em Volta Redonda", disse em comunicado ao jornal O Globo.

Porto Velho-RO e Ferroviário-CE se enfrentariam no dia 25, às 15h30, no estádio Raulino de Oliveira. Os cearenses iriam percorrer 2.169 km até Volta Redonda, enquanto o time de Rondônia enfrentaria 2.604 km de distância - caso optasse por um voo doméstico, a delegação terá que passar por conexões, já que não há opções diretas disponíveis.

O Jaraguá-GO estaria a "apenas" 1.302 km de Volta Redonda. A viagem seria muito mais curta que a do adversário Manaus-AM. São 2.761 km que separam a capital amazonense do município do Rio de Janeiro em partida que estava programada para o dia 26.

Situado na capital do Amapá, Macapá, o Ypiranga viajaria 2.616 km para enfrentar o Santa Cruz, que também não teria vida fácil: são longos 1.881 km do Recife, onde o time está baseado, até o estádio Raulino de Oliveira.

De Goianésia, uma viagem mais "curta" - 955 km. Vindo de Maceió, o CRB percorreria 1.688 km para chegar a Volta Redonda no dia 26.

O adiamento das partidas foi determinado após a publicação de decretos estaduais que proibiram a realização de jogos e treinos de futebol, estabelecendo apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais. O objetivo era tentar conter a disseminação do novo coronavírus.